Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

10 programas de TV para ver, cozinhar e chorar por mais

  • 333

Best Bakery - A Melhor Pastelaria em Portugal

José Caria

A expressão “os olhos também comem” nunca foi levada tão à letra. É que a comida não se serve só no prato, mas também no pequeno ecrã. Há chefes de renome, cozinheiros amadores talentosos e desafios bem inusitados: será que algum deles o vai inspirar a preparar o próximo jantar?

Longe vai o tempo em que os conselhos (e mau feitio) de Gordon Ramsay eram coisa de elite. Há vários anos que este e outros chefes conceituados invadem as televisões do mundo inteiro, rotineiramente, como um amigo que abre as portas de sua casa para uma refeição. De truques personalizados a concursos coletivos, a culinária é quem mais ordena e a oferta é cada vez mais variada. Assim como a decisão do prato a confecionar, na hora de ver o próximo episódio o difícil vai ser escolher, mas o Boa Cama Boa Mesa dá uma ajuda.

Best Bakery - A Melhor Pastelaria em Portugal
Qual a melhor pastelaria de Portugal? A SIC tem percorrido o país à procura da resposta, bem doce, a esta pergunta. A apresentadora Ana Guiomar conta com a ajuda dos chefes Lucas Arguelles, que trabalha em pastelaria há 15 anos e “adoça” alguns dos principais hotéis alentejanos, e Telmo Moutinho, responsável pelas sobremesas do restaurante Alma, do chefe Henrique Sá Pessoa. De norte a sul, passando pelas ilhas, as padarias e pastelarias portuguesas competem entre si, primeiro por região e depois em provas a eliminar até à final, para determinar qual esconde, afinal, o maior “pecado” culinário do país. Ou seja, qual é a Best Bakery - A Melhor Pastelaria em Portugal.
Emissão: SIC, Novos episódios ao domingo em horário nobre. Repetições na SIC Mulher e SIC Internacional.

Os Pesadelos de Ramsay
Se há chefe que revolucionou a forma como vivemos a gastronomia foi ele! Gordon Ramsay é uma das figuras incontornáveis da história recente da televisão a nível global, sendo presença assídua em concursos, mas também noutros programas ligados à gastronomia. Em “Os Pesadelos de Ramsay”, o Chef parte à descoberta de restaurantes quase falidos e tenta salvá-los, sendo que a estratégia, bem ao seu estilo, é tudo menos convencional. Da ementa à decoração, podendo até passar por despedimentos, nada escapa à “fúria” do chefe, que consegue fabricar verdadeiros milagres um pouco por toda a América.
Emissão: SIC Radical, atualmente à sexta-feira, sábado e domingo.

Hell's Kitchen - A Cozinha é Um Inferno
Quando o assunto é culinária, é inevitável falar do programa que popularizou Gordon Ramsay. Embora já tenha surgido em papéis menos exuberantes, o chefe continua a ter como imagem de marca o mau feitio, sendo conhecido por infernizar a vida dos participantes de Hell's Kitchen - A Cozinha é Um Inferno, uma série que arrancou em 2005 e conta já com 16 temporadas. Sem papas na língua e sem limites, Ramsay transforma cada episódio do concurso de chefes amadores num inferno, onde o jogo ultrapassa as receitas e se torna num verdadeiro teste aos nervos dos concorrentes e, quem sabe, do próprio espectador. Era capaz de cozinhar com este chefe ao lado?
Emissão: SIC Radical, diariamente de segunda a sexta-feira.

Now Eat This!
Embora não pareça, Rocco DiSpirito tem 50 anos. Talvez o segredo esteja no prato, pelo que, em Now Eat This!, o chefe norte-americano desafia as famílias a apostarem também em refeições mais saudáveis. É possível comer bem e, ao mesmo tempo, de forma saudável? Rocco quer mostrar que sim e partilha com o espetador os seus segredos culinários, provando que o sacrifício é coisa do passado. Para viver bem sem cortar no sabor, siga a receita dos pratos favoritos de Rocco e melhore os seus hábitos alimentares no conforto de sua casa e sem grandes complicações!
Emissão: SIC Mulher, com novos horários a definir

MasterChef Austrália
“Crescei e multiplicai-vos”. Parece ser este o mote do programa MasterChef, que começou no Reino Unido, em 1990, e, depois de uma pausa de quatro anos, voltou em 2005 à BBC. O fenómeno, todavia, chegaria mais tarde, com MasterChef Austrália, em 2009, a abrir a caixa de Pandora, sendo que o concurso de sucesso teve, na última década, versões um pouco por todo o mundo, inclusivamente em Portugal. Já com oito temporadas, MasterChef Austrália continua a ser um programa culinário de culto, com receitas surpreendentes de pessoas comuns e desafios inesperados. Também o MasterChef EUA, marcado por um Gordon Ramsay bem mais paciente, é presença assídua na televisão portuguesa.
Emissão: SIC Mulher, diariamente com várias repetições. MasterChef EUA está a ser emitido pelo 24Kitchen.

Restaurant Takeover
Seis dias para salvar um restaurante à beira da falência? Não há impossíveis para a equipa de Restaurant Takeover, que não perde de vista nenhum detalhe, da cozinha à decoração. Apaixonados pela gastronomia, os chefes de serviço, com experiências e origens heterogéneas – do gourmet às carrinhas de comida –, tentam (à vez) salvar negócios, nomeadamente familiares, que de outra forma não poderiam contar com ajuda especializada. Ainda assim, a última palavra cabe a pessoas ainda mais exigentes: os clientes. Curiosamente, a segunda temporada, ainda sem data de emissão prevista, conta com um episódio sobre um restaurante com sabor a Portugal, o canadiano Portugril.
Emissão: SIC Mulher, atualmente com repetições diárias, excepto à sexta-feira. Passa também no Food Network.

Chef de Raiz
O chefe Leonardo Pereira é a estrela do novo programa “Chef de Raiz”, onde partilha algumas das suas receitas de eleição com os espetadores. Ouvir os conselhos deste conceituado chefe português nunca foi tão fácil, sendo que pode dar uso aos seus segredos para brilhar à mesa, sempre com pratos criativos e saudáveis. Com receitas simples e rápidas, Leonardo Pereira utiliza sobretudo produtos frescos, do melhor que a terra oferece, para mostrar que não é preciso complicar para criar pratos bem saborosos e surpreender a família ou os convidados.
Emissão: 24Kitchen, diariamente com várias repetições.

Jamie Oliver: Receitas Saudáveis Para Toda a Família
Um dos chefes mais populares, Jamie Oliver, é presença assídua na “caixinha mágica”. Num dos seus programas mais recentes, o chefe britânico tenta recuperar alguns dos clássicos, mas com um twist bem saudável. Certamente inspirado pela própria experiência – Jamie Oliver foi pai pela quinta vez há meses –, o chefe apresenta uma série de receitas de sucesso para surpreender a família à mesa. A saúde é, cada vez mais, um ingrediente fundamental na hora de cozinhar, pelo que os programas televisivos não escaparam a essa tendência e vêm provar que é possível cortar no que faz mal e, mesmo assim, não perder o sabor.
Emissão: 24Kitchen, semanalmente ao fim de semana.

Chef’s Table
As viagens também se podem fazer pelo estômago. Exemplo disso é a série “Chef’s Table” que, em modo documental, partilha os segredos por detrás de partos deliciosos que se encontram um pouco por todo o mundo e que, de certa forma, marcam a identidade dos países visitados, e de quem os confeciona. Em cada episódio, um chefe conceituado proporciona uma descoberta culinária única, onde se vislumbra não apenas uma nova receita, mas sobretudo os truques e conselhos de quem, melhor do que ninguém, sabe como brilhar à mesa. Massimo Bottura, Francis Mallmann e Ana Ros são alguns dos chefes que se encontram nesta série. Pode também ver “Chef’s Table: França”, num convite a redescobrir e reinventar uma gastronomia inigualável, a francesa.
Emissão: Netflix, de momento está disponível no catálogo.

Cutthroat Kitchen
Se quer uma experiência diferente com uma dose de adrenalina à mistura, “Cutthroat Kitchen” pode ser uma boa opção. Este concurso inusitado é pautado por desafios aparentemente impossíveis e não tem limites, pelo que os participantes podem até ser vítimas de sabotagem! Nesta cozinha ninguém está a salvo e a expressão “a vingança é um prato que se serve frio” assume, muitas vezes, contornos literais. Estreado em 2013, este programa conta já com 14 temporadas e é apresentado pelo inconfundível Alton Brown, figura bem conhecida do pequeno ecrã e com uma vasta trajectória por programas culinários, como “Good Eats” e “Iron Chef America”.
Emissão: Food Network, semanalmente à sexta-feira e domingo.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!