Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Casa da Ínsua: O Queijo Serra Estrela, pelas mãos de sete chefes

  • 333

No próximo sábado, dia 26 de novembro, sete chefes apresentam a sua visão gastronómica do Queijo Serra da Estrela, num evento, que inclui uma prova cega e harmonizações com vinhos do Dão.

Produtora de queijo e de vinhos, a Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo é também um hotel de charme, que recentemente integrou a rede espanhola de Paradores. Justificando a razão do evento Queijo Serra da Estrela à Chef refira-se que, na Casa da Ínsua (Tel. 232 642 222), a atividade pecuária tem lugar desde 1908. Atualmente, os queijos aqui produzidos, incluindo o requeijão da Serra da Estrela, provêm do leite das 80 ovelhas de raça Serra da Estrela existentes na quinta e estão devidamente certificados como produtos Denominação de Origem Protegida (D.O.P.). Mediante marcação prévia, tanto os hóspedes do hotel como os visitantes podem participar na produção de queijos, entre novembro e junho.

Para assinalar o arranque de mais uma época deste produto de excelência da Beira Alta, a Casa da Ínsua recebe no próximo sábado, dia 26 de novembro, o evento Queijo Serra da Estrela à Chef, que desafia grandes cozinheiros a pensar um menu exclusivo em que o queijo é a maior das estrelas. Fernando Agrasar (restaurante As Garzas, estrela Michelin, Corunha – Espanha), Rui Silvestre (restaurante Bon Bon, estrela Michelin, Algarve), André Silva (restaurante Largo do Paço - Casa da Calçada, estrela Michelin, Amarante), Marlene Vieira (Mercado da Ribeira, Lisboa), Vítor Matos (restaurante Antiqvvum, Porto) e Luca Arguelles (Padaria Arguelles, Arronches, Alentejo) juntam-se ao chefe da Casa da Ínsua, Paulo Cardoso para servir um menu especial, com sete andamentos, que tem também uma componente de showcooking, em que cada prato é apresentado, ao vivo, na sala, pelo respetivo chefe. A harmonização, com vinhos do Dão, fica a cargo do sommelier Sérgio Pereira.

Depois do almoço, que começa às 12h30, o evento Queijo Serra da Estrela à Chef promove um workshop (da produção à comercialização), seguindo-se uma prova cega de Queijos Serra da Estrela, de diferentes produtores, de novo em harmonização com vinhos da região do Dão.

Promovido pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIM Viseu Dão Lafões), em parceria com a Câmara Municipal de Penalva do Castelo e o Grupo Visabeira, a participação no evento Queijo Serra da Estrela à Chef custa €65, por pessoa. Mais informações e reservas através do tel. 232 640 110.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!