Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Borlas: coisas grátis para fazer enquanto a chuva não cai!

  • 333

Aproveite o sol e o bom tempo e saia de casa sem levar a carteira. Há atividades para todos os gostos um pouco por todo o país, basta ter vontade de as aproveitar. Siga este roteiro de boa vida com estas sugestões do Boa Cama Boa Mesa.

Há um novo museu em Lisboa, aulas de Yoga e de Pilates, feiras com animais e eventos ligados à família, ao vinho, às artes e à cultura. Tudo boas razões para deixar o sofá vazio.

MAAT - O novo museu de Lisboa
O novo MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, desenhado pela arquiteta inglesa Amanda Levete já abriu as portas ao público, e apesar das filas pode ser visitado todos os dias (exceto às terças-feiras), entre as 12 e as 20h. Na Galeria Oval, está em exibição a exposição Pynchon Park, da artista francesa Dominique Gonzalez-Foerster. Na Central Tejo pode ser visitada a mostra The World of Charles and Ray Eames, uma exposição retrospetiva sobre o casal de designers que marcaram o século XX, apresentada em parceria com o Barbican Centre de Londres. Concertos, DJ sets, performances e instalações marcaram o arranque do novo espaço museológico, que estará totalmente concluído em março de 2017.

Feira medieval da Alameda

A Alameda Dom Afonso Henriques viaja no tempo nos dias 7, 8 e 9 de Outubro. Das 18h00 às 24h00. É a primeira edição da Feira Medieval da Alameda, que tem como objetivo recriar um ambiente medieval em que os visitantes se sintam transportados para essa época e onde possam desfrutar de sabores e aromas antigos com toda uma decoração fidedigna e alusiva à época. Esta feira Medieval é uma oportunidade de viver a história. Há danças medievais, espetáculos de fogo, exposições, torneios e várias performances que transportam os visitantes para a época medieval. O recinto do evento será invadido por música e danças medievais, combates a cavalo na liça, bailarinas de dança do ventre, animais do campo, espetáculos de fogo, falcoaria, cavalos, burro, Cristãos, Mouros e Templários, bobos da corte em andas e malabares. Os sabores a experimentar serão intensos e com toques de especiarias como manda a época medieval.

Family Land 2016
A Family Land é um evento para toda a família, promovido pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas com o apoio da Câmara Municipal de Cascais. Há várias atividades gratuitas dirigidas a toda a família e para todas as famílias (numerosas ou não), num conceito de pura diversão, desde workshops, insufláveis, lasertag, airsoft, atividades desportivas e radicais, jogos tradicionais, jogos de tabuleiro, castelos e animais, experiências científicas e concursos para pais e filhos. No sábado é das 10h00 às 20h00. No domingo acaba às 18h00.

Dias com Energia
Há aulas gratuitas de Pilates, Yoga e Taichi sábado de manhã, entre as 09h e as 12h, nos Jardins do Palácio de Cristal, junto à Concha Acústica com acesso livre. Se o tempo não o permitir, as aulas dos Dias com Energia são no ginásio do Pavilhão Rosa Mota, também no interior dos jardins. O Pilates é das 9h00 às 10h00, o Yoga entre as 10h00 e as 11h00 e o Tai chi no horário das 11h00 às 12h00.

Open Day Serralves
Este sábado é possível visitar o Parque gratuitamente. A Oliveira da Serra oferece a entrada e apresenta uma proposta para inspirar as pessoas a terem uma alimentação mais saudável e saborosa com azeite. Veja o Azeite à lupa e saiba porque o consumo do azeite está associado a uma alimentação saudável de base mediterrânica. Nesta oficina vai-se trabalhar a alimentação equilibrada e a saúde. A iniciativa termina com a confeção de pequenas iguarias, como pérolas de azeite e biscoitos de azeite aromatizados com diferentes ervas e sementes.

Aulas gratuitas de yoga e escrita criativa
A Câmara Municipal de Sintra promove aulas gratuitas de yoga para crianças e adultos e ainda de escrita criativa no Museu das Artes de Sintra (MU.SA) e na Biblioteca de Sintra-Casa Mantero. Esta iniciativa é feita em parceria com a Associação Cultural Art of Living e a ainda com a Associação Centro do Yoga de Sintra. As iniciativas decorrem até ao dia 18 de dezembro e as aulas são aos sábados e domingos, das 16h00 às 17h00. A informação detalhada pode ser consultada na página da Câmara Municipal de Sintra.

Festa do vinho e das vindimas
Bucelas vai receber mais uma edição da Festa do Vinho e das Vindimas. O ponto alto acontece no dia 9, pelas 15h00, com o ciclo completo do vinho a ser evocado através do desfile etnográfico, composto por 26 carros, que percorrerá as ruas da vila. Desde a plantação à enxertia, passando pela poda, sulfatação, apanha, até à taberna, os visitantes poderão assistir à recriação de uma história rica em termos culturais. Há ainda mostras vitivinícolas e de produtos regionais, passeios, prova de vinhos, exposições, artesanato, bailes e folclore.

Mercado de Artesanato do Porto
Nas manhãs e tardes de sábado, entre a Praça Parada Leitão e a traseira da Reitoria da Universidade do Porto decorre o Mercado de Artesanato do Porto. A feira abre de quinta-feira a sábado, sempre das 9h00 às 20h00, com acesso livre até ao final de outubro. No mercado há para conhecer os produtos artesanais de 80 comerciantes, enquanto passeia pelo Centro Histórico do Porto. Sendo um evento ao ar livre, o seu funcionamento está sempre dependente das condições climatéricas.

Festa do Animal

Celebra-se nos dias 8 e 9 de outubro este evento que vai animar miúdos, graúdos e animais com diversas atividades organizadas em conjunto com a Associação S. Francisco de Assis. A sensibilização para o bem-estar dos animais é o ponto principal do programa da Festa do Animal, mas a diversão não fica atrás. No sábado há adoção de animais na tenda da Associação S. Francisco de Assis, insufláveis e atividades infantis com burros lanudos e pinturas faciais. Pelas 10h30 há uma demonstração da BARC - Brigada Autónoma de Resgate com Cães, segue-se uma demonstração de falcoaria e ainda outra de Reiki e acupuntura. Termina com um desfile do cão sem raça.

“A Alquimia da Cerâmica” no Parque do Bonfim
Uma seleção de trabalhos do artista búlgaro Nikolay Amzov, está disponível em exposição no Parque do Bonfim, em Setúbal. A mostra, ao ar livre, expõem uma síntese e o cruzamento das visões retratadas na célebre obra de Rafael “A Escola de Atenas”. “Código Cósmico”, “Metamorfose”, “Estrela Flamejante”, “Nau Celeste”, “Vaivém Espacial”, “Esfera”, “Ovo Cósmico”, “Amor”, “Aurora”, “Cruz”, “Turbilhão” e “Harpa” são as doze esculturas de “A Alquimia da Cerâmica”, com composições que incluem azulejos em diversas cores. As raízes de cultura popular búlgara e a omnipresença das geometrias essenciais são traços que identificam o trabalho do escultor, mestre em Escultura, Pintura e Cerâmica Artística na Academia de Artes de Sófia, tendo sido diretor do Museu de Cerâmica de Businci.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!