Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Aldeias Históricas de Portugal: Novas rotas percorrem natureza e cultura

  • 333
Piódão
1 / 11

Piódão

2 / 11

Trancoso
3 / 11

Trancoso

Sortelha
4 / 11

Sortelha

Piódão
5 / 11

Piódão

Sortelha
6 / 11

Sortelha

7 / 11

Idanha-a-Velha
8 / 11

Idanha-a-Velha

Monsanto
9 / 11

Monsanto

Piódão
10 / 11

Piódão

Piódão
11 / 11

Piódão

Parta à descoberta de novos caminhos entre velhas aldeias, plenas de história.



Parta à descoberta de novos caminhos entre velhas aldeias, plenas de história.

Caminhadas simultâneas nas 12 Aldeias Históricas de Portugal proporcionam um olhar novo sobre estes locais pelos de cultura, natureza e estórias. Este sábado abrem-se ao público novas rotas que permitem caminhar pelas mais belas aldeias históricas de Portugal. A Grande Rota 22 – Aldeias Históricas de Portugal é inaugurada em Linhares da Beira com um evento único vai unir o património natural e cultural, oferecendo um fim-de-semana de emoções e sensações únicas. São dois dias de caminhadas simultâneas nas 12 Aldeias Históricas de Portugal, às quais se juntam mais cinco aldeias dos municípios de Pinhel, Gouveia, Seia, Penamacor e Manteigas.

Conheça os locais com passeio em simultâneo no sábado, 21:
AHP - Castelo Rodrigo, AHP - Almeida, AHP - Sortelha, AHP - Idanha-a-Velha, AHP - Marialva, AHP - Castelo Novo e Manteigas.

e domingo, 22:
AHP - Castelo Mendo, AHP - Belmonte, AHP - Trancoso, AHP - Piódão, AHP - Linhares da Beira, AHP - Monsanto, Penamacor; Pinhel; Gouveia e Seia.

Saiba tudo sobre cada percurso específico através do email: gr22@aldeiashistoricasdeportugal.com, no site das Aldeias Históricas de Portugal ou na página de Facebook.

Beleza natural, riqueza cultural
A “Grande Rota das Aldeias Históricas” é um percurso pedestre sinalizado de grande rota que une as aldeias históricas (Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso). Ao longo de toda a sua extensão (cerca de 540 Kms) percorre 17 concelhos da Beira Interior, abrangendo um total de 52 povoações. Num cenário de grande riqueza natural e atravessando três áreas protegidas (Parque Natural da Serra da Estrela, Parque Natural do Douro Internacional e a Reserva Natural da Serra da Malcata) esta grande rota não esquece os saberes e os valores de um vasto património que caracteriza esta região.

Também este sábado é  inaugurado o PR – Caminho Histórico, percurso turístico-cultural e posto de turismo de Linhares da Beira, projetos emblemáticos e representativos da Rede Aldeias Históricas de Portugal.

O projeto que uniu 19 municípios naquela que se tornou a primeira grande rota a ser criada no país - Almeida, Arganil, Belmonte, Castelo Branco, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Idanha-a-Nova, Manteigas, Mêda, Pampilhosa da Serra, Penamacor, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso – tornou-se um veículo para conhecer a Beira Interior, a pé ou de bicicleta.


*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook!