Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Roteiro Ílhavo: À descoberta da beleza da Costa Nova

  • 333
1 / 9

2 / 9

3 / 9

4 / 9

5 / 9

6 / 9

7 / 9

8 / 9

9 / 9

Os encantos desta região, entre a ria e o mar, são exaltadas na Costa Nova. Um local único em que as coloridas casas típicas imprimem animação à rua e a gastronomia ganha cada vez mais adeptos.?

Os encantos desta região, entre a ria e o mar, são exaltadas na Costa Nova. Um local único em que as coloridas casas típicas imprimem animação à rua e a gastronomia ganha cada vez mais adeptos.?

As comunidades piscatórias e a proximidade do mar deixaram as suas marcas na Costa Nova. As diferentes casas, cada qual com o seu tom, dão um colorido diferente a esta região que vive entre a ria e o mar.

Mas estas casas de madeira, pintadas com riscas de diversas cores, conhecidas como Palheiros, são apenas um dos atrativos do local, que conta com agradáveis praias, interessantes percursos pedestres, boa mesa oriunda do mar e ainda uma aldeia histórica, única no país.

Habitualmente em agosto, altura do ano em que a população de Ílhavo e da Costa Nova cresce, organizam-se Festivais Gastronómicos de Marisco e de Bacalhau, mas há iguarias que se mantém durante todo o ano, raras noutros locais, como é o caso dos burriés ou das enguias.

Se andar por aqui não pode deixar de visitar o Museu da Vista Alegre, local pleno de história onde são visíveis as marcas do passado numa aldeia toda construída para dar apoio à fábrica de porcelanas que aqui nasceu no século XIX. A evolução e os métodos de produção do vidro e da porcelana, que aqui ocorreu durante mais de 150 anos, são aqui desvendados.

Para conhecer melhor as tradições de Ílhavo, descubra o Navio Museu Santo André, pólo flutuante do Museu Marítimo de Ílhavo.

Se prefere apreciar a beleza desta paisagem rodeada de água, opte por um percurso pedestre: Pode caminhar Entre a Ria e o Mar, através de um trilho circular com cerca de 11,5 km que dá a conhecer as dunas marítimas. Pelo caminho encontra painéis informativos sobre a fauna, flora e formação geográfica. A segunda parte do percurso é em localidades da Costa Nova do Prado e da Praia da Barra.

Outra via é o Percurso Pedestre Urbano Costa Nova, um trilho urbano circular com cerca de 3,5 km, que percorre as ruas da Costa Nova do Prado. Dá a conhecer a vivência, histórias, tradições e sabores de uma povoação essencialmente ligada à pesca.

Restaurantes e esplanadas à beira mar abundam na Costa Nova e são ideais para descansar após a longa caminhada!

Onde comer em Ílhavo:
A Praia do Tubarão
Canastra do Fidalgo
D. Coutinho

Onde dormir em Ílhavo:
Hotel de Ílhavo
Hotel Barra

E Mais!
Roteiro: Da Costa Nova à cidade de Aveiro!?

 

Acompanhe o escape.pt no Facebook e no Twitter!

*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.????