Restaurantes da semana: Onde comer os melhores peixinhos do rio!

12 Março 2012

Aproveite o sol e parta à descoberta de alguns dos segredos maiores da gastronomia portuguesa. Ainda é tempo de degustar sável e lampreia, entre outros peixes de rio. Esta semana, dedique-se à pesca dos melhores pratos que chegam dos rios...

    À volta do peixe de rio há festivais gastronómicos e restaurantes para todos os gostos e bolsas.

    Em Vila Franca de Xira, um festival gastronómico inspira-se na ligação da terra ao rio e ao campo. Até ao final de abril, os restaurantes do concelho apresentam à mesa sabores únicos, em que se destaca um dos pratos mais típicos com origem no rio: o sável frito com açorda de ovas.

    Também no Alandroal há dez dias de degustações à mesa dos restaurantes locais. Variando entre os mais tradicionais e a inovação, servem-se pratos tão diferentes como Caldeta de Peixe do Rio, Peixe Frito ou Carpa Assado no Forno a alternarem com Lúcio-Perca Grelhado com Molho de Poejos, Açorda de Savel, Lúcio Perca Recheado, Achigã em Molho de Tomate ou Peixe do Rio Grelhado na Brasa com Molho de Coentros. No âmbito da iniciativa, ainda pode aprender a preparar os peixes de rio num workshop.

    Em Sever do Vouga, até dia 18 de março, os dias são dedicados à Rota da lampreia e da Vitela, com vários restaurantes regionais a servirem as melhores iguarias em torno destes produtos.

    Já na Murtosa, com ligação ao mar mas também à ria, acontece no próximo sábado, dia 17 de março, o XV Festival Gastronómico da Lampreia da Ria e mais à frente, a 14 de abril, celebra-se também o Sável na V Festa do Sável e da Lampreia da Ria.

    Mais para o final do ano, Vila de Rei acolhe o V Festival Gastronómico do Achigã, durante o qual se provam pratos confecionados com este peixe de rio.

    Estas são algumas iniciativas que convidam a apreciar os peixes de rio, da lampreia, ao sável, passando pelas enguias e pelo achigã. Conheça alguns restaurantes onde os peixes de rio são especialidade da casa!

    Restaurante A Maria (Alandroal)
    O espaço é único e inspirador, recriando o ambiente das povoações e casas alentejanas. À mesa, vários pratos seduzem o paladar, entre as carnes e os peixes, de rio, claro.
    Preço médio: 15 euros

    Restaurante A Grelha do Zêzere (Santarém)
    Mais a norte, Santarém acolhe este restaurante rústico, cujo ambiente também remete para as vivências locais usando utensílios agrícolas e piscatórios como decoração. Há variedade de peixes grelhados ou assados para degustar.
    Preço médio: 15 euros

    Restaurante Casa Marquinhas - Rainha das Enguias (Figueira da Foz)
    A caldeirada de enguias é uma das especialidades da Casa da Marquinhas, ou não se chamasse também Rainha das Enguias. O restaurante, que serve ainda diversos tipos de peixe, ocupa um edifício do fim do século XVIII.
    Preço médio: 15 euros

    Restaurante Os Patinhos (Montemor-o-Velho)
    É um espaço amplo e bem decorado, com a sobriedade a impor-se. À mesa, impera o ensopado de enguias e o arroz de lampreia, entre outras opções de peixe e de carne.
    Preço médio: 15 euros

    Restaurante Quinta do Barco (Sever do Vouga)
    Neste espaço rústico em Sever do Vouga imperam os sabores da cozinha tradicional, antigos, mas há ainda espaço para um toque de inovação.
    Preço médio: 12 euros

    Restaurante O Alberto (Murtosa)
    O peixe, confecionado de diversas formas, é rei n'O Alberto, ou não estivesse este implantado junto ao mar e à ria, perto da praia da Torreira.
    Preço médio: 15 euros

    Restaurante Açude (Ponte de Lima)
    Situa-se nas margens do rio Lima e convida a refeições tranquilas e prolongadas. À mesa, a dificuldade é selecionar só alguns pratos da extensa ementa, mas neste contexto sugere-se a lampreia do rio Lima.
    Preço médio: 25 euros

    Restaurante Calça Curta (Carrazeda Ansiães)
    Peixes do rio com molho de escabeche, enguias e lampreia? são algumas das especialidades desta casa aberta desde 1984. O rio faz parte da paisagem que entra pela sala de refeições, proporcionando uma bonita vista.
    Preço médio: 15 euros

    Restaurante Petiscaria Preguiça (Foz Coa)
    Neste pequeno espaço que convida à preguiça, a açorda de peixe e o peixe frito do rio servem de cartão-de-visita. O atendimento é simpático e o enquadramento natural tem o rio como pano de fundo.?
    Preço médio: 15 euros

    Restaurante Os Magníficos (Vila Franca de Xira)
    O espaço é amplo, distribuído por três salas distintas. A comida, essa é tradicional e regional, com destaque para a variedade de pratos. Fica em Alverca do Ribatejo.
    Preço médio: 15 euros
    ?

    Acompanhe o escape.pt no Facebook e no Twitter!
    *Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.??

    Comentar Comentários (3)
     
     

    3 Comentários inserir comentário

    Bom aspecto

    Para a próxima vejam se dão as notícias a tempo e horas!! A 3ª Mostra Gastronómica de Peixes do Rio do Alandroal decorreu entre os dias 2 e 11 de Março!!!! Já era!!!!

    Boa noite, caro leitor.
    Tem toda a razão. O artigo deveria ter sido publicado na sexta-feira ou seja antes de terminar a Mostra do Peixe do Rio. De qualquer forma, fica a sugestão de ir até ao Alandroal e provar os bons peixinhos do rio que ali são preparados.

    Passatempos

    Passatempo Verão em Mação: Ganhe uma noite e uma refeição para duas pessoas!

    Concorra até dia 4 de setembro e refresque-se nas praias fluviais de Mação!

    Passatempo: Saiba quem ganhou uma noite no Conrad Algarve

    Parabéns ao feliz contemplado com uma estadia neste luxuoso hotel algarvio!



    Google Play Apple


    Evidência Belverde Atitude Hotel: Personalidade inesperada
    Lisboa com nova atitude
    O Chef Recomenda: Albano Lourenço
    Albano Lourenço
    Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias: Entre a Arrábida e a Comporta
    Paraíso
    Vinho de Palmela com Fins de Semana Gastronómicos
    Vinhos e gastronomia