Mário Rodrigues: Casa de Pasto da Palmeira

12 Novembro 2012

Faz dois anos que a Casa de Pasto da Palmeira abriu portas e que praticamente se tornou num ícone da cidade Invicta, para residentes e turistas. Por: Mário Rodrigues (consultor e crítico gastronómico).

    Imagine um sítio fantástico junto à foz do rio, uma antiga Casa de Pasto com uma pequena e simpática esplanada, o velho e tradicional elétrico passando mesmo ao lado, deixando no ar o seu inconfundível som e uma paisagem que nos deixa de olhos pregados no infinito. Junte a esta descrição, uma equipa eficientíssima, que quer na sala quer na cozinha têm um enorme prazer em servir e servirem  as delícias imaginadas e divinamente confecionadas pelo jovem chefe João Lameira,  e teremos passado momentos fantásticos de prazer, gula e relaxe sem dar contas ao tempo.

    Faz dois anos que a Casa de Pasto da Palmeira abriu portas e que praticamente se tornou num ícone da cidade Invicta, para residentes e turistas. Carlos Bravo economista, João Lameira o Chefe e ex.Engenheiro e José Ribeiro já habitual nestas andanças, resolveram pegar nesta velha e antiga casa de Pasto e criaram o inimaginável numa bonita zona ribeirinha, fugindo ao “mais do mesmo”, onde arrojada e criativamente se divertem a confecionar grandes sabores para os efémeros e inesquecíveis prazeres da vida.

    Uma produção exclusiva em mais um trabalho, que desde sempre me deu um prazer inimaginável, acompanhado como sempre pelo criativo, profissional e incansável Pedro Brum na fotografia, com um convidado especial, o Nuno Campos, tivemos a oportunidade de ser mimados com alguns pratos por nós votados e eleitos, como os surpreendentes Rolos de Frango fumado, os Queques de Alheira com Grelos, um requintado Foie Gras salteado ou um divino Bolo de Chocolate Picante da Sandra, mulher de Carlos Bravo e que aqui também carimba de forma marcante a sua presença. Outras não menos fantásticas criações como as tradicionais Ervilhas com Ovo e Presunto, as Bochechas de Porco com Cevadotto de Abóbora e redução de Vinagre de Framboesa, o Tataki de Lombo de Boi com Gambas e Lulas, além de uma outra versão da Sandra, o Bolo de Chocolate na versão “normal” ou seja sem picante. Esta degustação foi acompanhada por um agradável vinho Tinto Cottas Douro 2010

    Na Casa da Palmeira nada foi deixado ao acaso, pois toda a “Mise en place” foi trabalhada integrando de uma forma harmoniosa esta vontade de fazer diferente e bem, como a escolha dos guardanapos, da louça e dos individuais a juntar ao simples, simpático e eficiente serviço de mesa. Integrando este cenário, uma pequena mas boa lista de vinhos com um serviço a copo com diversas opções e uma relação preço qualidade bem estudada e convidativa, com uma ementa que roda ao sabor das estações assim como as cores da parede, na companhia de uma elegante, iluminada e sempre presente “Mulher de Vermelho”. Intrigado? Vá e descubra do que falamos.

    Um espaço que definitivamente não deve perder na cidade do Porto.

    Casa de Pasto da Palmeira
    Rua do Passeio Alegre nº 450
    Foz - Porto
    Tel: 226 168 244
    Facebook

    Mário Rodrigues - consultor e crítico gastronómico

    E mais!

    Mário Rodrigues: Um Bruiço com muito Arrátel
    Mário Rodrigues: A histórica Padaria Ribeiro
    Mário Rodrigues: Boa cama boa mesa em Casas Novas

     

    Acompanhe o escape.pt no Facebook!
    *Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.

    Comentar Comentários (1)
     
     

    1 Comentários inserir comentário

    A comida é excelente e justifica as visitas frequentes. Pena é o Serviço, simpático mas muito desorientado.

    Passatempos

    CANCELADO: O Lago dos Cisnes no Europarque!

    Recebemos hoje a informação do Europarque que o espetáculo O Lago dos Cisnes foi cancelado "devido a problemas com os vistos da companhia", ficando, por esse motivo, sem efeito o respetivo passatempo. Pelo sucedido pedimos desde já desculpa aos utilizadores que concorreram.


    Google Play Apple


    Altis Grand Hotel: O renascer de um clássico!
    Novo Altis
    Cozinheiro do Ano 2014: António Loureiro é o grande vencedor!
    El Olivo
    Grifos e trilobites
    Tesouros naturais
    Empor Spirits & Wine inaugura garrafeira exclusiva em Lisboa
    Vinhos de excelência