Boa Mesa: Restaurantes celebram o início da época da lampreia

30 Janeiro 2010

    Adorada ou até mesmo idolatrada, por uns, e odiada por outros tantos, a lampreia faz parte da boa gastronomia tradicional portuguesa. Para os apreciadores é o melhor dos pratos, mas a muitos provoca repulsa. À Bordalesa ou com arroz, escape.pt junta-se à festa e celebra a chegada, ao prato, da época da lampreia.

      

    Lampreia no Amândio

    O restaurante Amândio, na Rua Direita de Caminha, já começou a celebrar a chegada da  época da lampreia. Esta verdadeira iguaria gastronómica pode ser degustada, em arroz ou à bordaleza. Oriunda do rio Minho, é considerada, por muitos que já a provaram, a melhor. Desfrute de uma paisagem de rio e montanha única, de um património cultural marcante e, claro, de um delicioso prato de lampreia e de um bom néctar dos deuses.

     

    Semana da Lampreia no Varanda de Lisboa

    O restaurante panorâmico Varanda de Lisboa do Hotel Mundial promove, de 1 a 7 de Fevereiro, aos almoços, a Semana da Lampreia e do Sável. Quatro propostas opcionais compõem a carta especial do restaurante: Arroz de Lampreia à Minhota; Lampreia à Bordalesa; Sável frito com Açorda de Ovas, e Sável de Escabeche. O menu inclui ainda de Sopa do Dia ou Chamuça de queijo de cabra em cama verde, como Entradas e sobremesas à escolha , entre fruta da época e doçaria tradicional. Couvert, entrada, um prato e sobremesa custa 29,50 euros, sem bebidas 

     

    Lampreia volta ao Faz Figura 

    Com uma parceria celebrada com a Confraria Gastronómica do Minho, o restaurante Faz Figura, em Lisboa, apresenta mais uma temporada da tradicional receita da Lampreia, com duração até ao próximo dia 23 de Fevereiro. Este sabor regional irá estar disponível em horário de almoço e jantar. Receitas disponíveis: Açorda de Lampreia para entrada e Arroz de Lampreia como prato principal.

     

    Jantar de Lampreia no Braseirão do Minho

    A pensar nos melhores sabores da região, o Hotel Turismo do Minho, em Vila Nova de Cerveira, promove programas especiais que incluem oferta de jantares dedicados à lampreia e ao javali. Aberta a época da lampreia, os apreciadores da gastronomia da região do Alto Minho podem usufruir do programa preparado pelo hotel para os dias 20 de Fevereiro e 13 de Março. O programa de uma noite de alojamento com pequeno-almoço inclui jantar no restaurante Braseirão do Minho, contíguo ao hotel, com entradas, meia lampreia à bordalesa ou arroz de lampreia, café e sobremesa. Para acompanhar a refeição foram seleccionados o vinho APS Verde Tinto, da região de Lanhoso, e o Espumante Verde Quinta da Lourosa. O Programa Jantar Lampreia custa 113 euros para duas pessoas. Se optar apenas pelo jantar, a refeição para duas pessoas fica em 50 euros.

     

    Roteiro: Os melhores restaurantes para apreciar lampreia:

    A Carvalheira (Ponte de Lima)  

    Bocados Restaurante Bistrô (Ponte de Lima)  

    A Tulha (Ponte de Lima)  

    Os Três Potes (Viana do Castelo)   

    Abrigo das Andorinhas (Vila Nova de Cerveira)  

    Adega do Sossego (Melgaço) 

    Inácio (Braga)  

    Azeite & Alho (Esposende)  

    A Talha (Chaves)    

    Solar dos Presuntos (Lisboa)  

    Adega da Tia Matilde (Lisboa)  

    Isaura (Lisboa)  

    Casa Matos (Estarreja)  

    A Grade (Porto)   

    O Gaveto (Porto)

    Casa Lindo (Gondomar)  

    Casa das Lampreias (Penafiel) 

    Miradouro (Entre-os-Rios)

    A Lúria (Tomar)  

    Chico Elias (Tomar)  

    Calça Curta (Carrazeda de Ansiães)      

     

    Actividade: Na Rota da Lampreia

    A Oficina da Natureza organiza no próximo dia 13 de Fevereiro, uma actividade denominada Despertar Sabores e Tradições: Na Rota da Lampreia e do Vinho Alvarinho. A partir de Melgaço, faz-se o desafio para conhecer as pesqueiras do rio Minho, um património centenário que urge preservar, bem como degustar um dos pratos típicos da região: A lampreia à moda do Minho. O passeio inclui uma visita ao Museu do Viño e da Lamprea, em Arbo, almoço na Quinta da Folga e uma visita à Quinta do Soalheiro, com prova de vinho Alvarinho. O preço, por pessoa, é de 59 euros.



    E Mais!

    Restaurantes da semana: Antes de ir, faça uma visita virtual!

    Boa Mesa em Évora: Conheça as Rotas de Sabores Tradicionais!

    À mesa com José Quitério: Restaurante O Fialho

     

    Muito Bom!

    Massagens a dois: Romance e spa no Dia dos Namorados

    Douro: Os segredos da Rota do Vinho do Porto

    Estreias: A Bela e o Paparazzo e tudo sobre o Anticristo!

    Namorados: Jogos Amorosos, Workshop Afrodisíaco ou Amor Selvagem!

    Foi você que pediu... Uma cama aquecida?

     

    Acompanhe o escape.pt no Facebook e no Twitter!

     

    Comentar Comentários (8)
     
     

    8 Comentários inserir comentário

    Dom Feijão o nome nada tem a ver com Lampreia.Em lisboa so por encomenda.218464038

    Para quem acha que lampreia só existe no norte acha mal, pois no alto Alentejo também existe lampreia, e boa, no Restaurante "O Castelo" em Belver, concelho de Gavião, tem lampreia e sável sempre frescos pois o dono do restaurante é ele próprio que as vai apanhar, neste fim-de-semana já comi e estava uma maravilha. Quem quiser pode ir ao site www.belver.org. e ver mais informação.

    Para os apreciadores, fiquem a saber que 26 restaurantes de Valença promovem os pratos de lampreia nos fins de semana de Fevereiro e Março. Fala-se também na criação de uma Confraria da Lampreia do Rio Minho.

    É verdade: a Lampreia é muito famosa na região Centro, e ou vejo mal, mas nao vejo aí nenhum restaurante dessa zona. Ora, sempre ouvi dizer que Mortágua e zona do Mondego tinham a mais aclamada lampreia!!! Mais uma vez o Centro e a Beira Interior caiem no esquecimento... pena...

    Veja sugestões de fim-de-semana com eventos gastronómicos na Beira Interior: www.susitour.blogspot.com

    Cumprimentos
    Olho de Turista

    Seria interessante cada um e nós avançar com uma ou mais sugestões de bons restaurantes de lampreia...assim, com a contribuição de todos podemos ajudar a fazer a melhor lista de sempre...os melhores locais para comer lampreia. Deixo uma sugestão: Amândio em Caminha.

    Claramente que quem fez esta lista percebe pouco de lampreia, a não inclusão de restaurantes da zona centro demonstra bem a ignorância do autor do artigo, a saber a lampreia do Mondego, ou do Vouga está entre as melhores de desovam nos nossos rios.
    O Solar dos Presuntos como sendo um dos melhores restaurante para o ciclóstomo deve ser mesmo piada.
    A saber os seguintes restaurantes devem por mérito próprio ser incluidos; O Cortiço(Sever do Vouga); O Lampreia (Mortágua); O Côta (penacova); O panoramico (Penacova); O Caçarola (Fig. Da Foz).

    Viva a lampreia!

    Já chegou, já chegou, a lampreia do nosso contentamento!!! Cara como não podia deixar de ser mas chegou. Já se começam a ver nas portas dos nossos restaurantes as indicações que o ciclostomo está pronto a ir para a mesa e satisfazer a gula dos comensais. O texto do anúncio da chegada da lampreia aos restaurantes, publicada acima, é meramente indicativa. Sublinha-se que apernas tem a intenção de avisar os apaniguados da espécie que neste Janeiro ela está pronta a ser comida. A época da lampreia termina a 30 de Abril. Portanrto são quatro meses para os nossos banquetes! Gostaria de referir que os restaurantes indicados são boas casas de lampreia. Mas não são os melhores ou os únicos, há pequenos restaurantes que apresentam belos pratos de lampreia. A Maria Teresa, que apresentou o primeiro comentário da rubrica, tem razão pois faltam muitos estabelecimentos. Pela minha parte aqui deixo mais um nome: restaurante da Pensão Aliança, em Pinheiro, junto às Termas de S. Vicente, a caminho de Entre-os-Rios. É a casa minha preferida. - ANTÓNIO DE SOUSA

    Falta nesta lista um Restaurante, que quanto a mim, que sou apreciadora de lampreia, me faz ir de Lisboa á Ereira, Montemor o Velho, só para comer um verdadeiro arroz de Lampreia.
    O arroz, sem igual, é mesmo o carolino genuino, não estivessemos nós no meio dos arrozais do vale do Mondego, a lampreia vem fresquissima também do mesmo Mondego.
    Restaurante modestos mas com uma cozinha caseira excelente, verdadeira.
    também não devem perder o sável.
    Tem que se reservar 239675540
    Maria Teresa

    Passatempos

    Passatempo: Ganhe convites para o filme Rio, Eu Te Amo!

    Temos para oferecer convites duplos para as antestreias de Lisboa e Porto. Participe!

    Passatempo: Ganhe guias Boa Cama Boa Mesa 2014

    Saiba como concorrer até 31 de outubro.

    Google Play Apple


    Convento da Sertã Hotel: a História renovada
    Paz de espírito
    Na onda… da boa comida: Com McNamara, Slater e companhia!
    Na onda da boa mesa...
    Aliança Underground Museum: Arte debaixo da terra
    Arte e espumantes
    Entrada livre: Vinhos no Pátio, com doces, queijos e petiscos
    Vinhos e petiscos