Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Festival Italiano: As melhores pizzas do país estão em Gaia

  • 333

Miguel Oliveira

Os bons exemplares da gastronomia italiana em Portugal já têm direito a campeonato próprio. De 12 a 17 de setembro, a marginal de Gaia acolhe uma competição que elege a melhor pizza napolitana do país além de oferecer bons momentos de festa e animação com o especial cunho transalpino num evento que vai mais além e acolhe tradições italianas também fora da mesa.



Com o rio Douro e o Porto como inspiração, o Festival Italiano instala-se junto à Loja de Turismo, e tem como momento alto o Campeonato Português de Pizza, que junta os melhores mestres pizzaiolos portugueses numa competição pelo pódio de melhor do país.

A "batalha", que já vai na quinta edição, tem na pizza o seu elemento central, com os participantes das diferentes categorias (pizza clássica, artística ou as novidades pizza frita e pizza dolce) a darem largas à imaginação, mas também à técnica necessária para confeccionar uma verdadeira pizza napolitana.



Ao longo dos cinco dias do Festival Italiano, um vasto programa de actividades vai garantir uma animação contínua na zona do Cais de Gaia, pela consensual e apelativa gastronomia mas também no que respeita à cultura italiana. Concertos e sessões de DJ italianos, almoços solidários, workshops gratuitos e diferentes actividades para a família, animam o certame.



No ano em que a arte dos pizzaiolos napolitanos foi declarada património universal pela UNESCO, a programação pisca o olho a Nápoles e à sua riquíssima cultura musical. “La Maschera”, uma das bandas mais interessantes da nova cena napolitana, e “Los Carosones”, um grupo que propõe um concerto/tributo a Renato Carosone, gigante da música napolitana e italiana destacam-se no que respeita à animação musical. Conheça todo o programa do Festival Italiano na página de Facebook do Campeonato Português de Pizza.

Organizado em conjunto pela Associação de Pizzaiolos Napolitanos em Portugal e pela Associazione Socio Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri, o Festival Italiano assume-se, assim, como a grande celebração da milenar cultura transalpina no nosso país, divulgando gostos e tradições que têm vindo a conquistar os portugueses.



Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!