Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Brazilian Barbecue Festival: Fogo de chão aquece Paredes

  • 333

Começa com a preparação dos ingredientes, bem cedo, à volta de temperos e arranjos. Depois, pouco a pouco, de copo na mão, sem pressas se vai apurando aquele que é o maior churrasco do mundo, entre dois dedos de conversa e muita música. Ao estilo brasileiro, churrasco é coisa para durar todo o dia e prolongar-se noite dentro.

A cultura do churrasco, com maior influência na região sul do Brasil, vem apresentar o convívio entre família e amigos em volta do fogo com carne, cerveja e música, durante todo o dia", refere o chefe Samuel Barros, que organiza o evento com o sócio Alan Barros, do do restaurante Fornalha, em Matosinhos, mostrando este modo tradicional de assar as carnes.

É essa festa, bem recheada de comida, bebida e música, que promete mostrar esta modalidade a todos os que compareçam no Parque da Cidade de Paredes nos dias 15 e 16 de setembro. À celebração, da vida, da comida, e da boa disposição típica dos nossos irmãos sul-americanos, junta-se a aprendizagem: para o evento vem de Piracicaba, S. Paulo, Brasil, o chefe Fábio de Pádua, responsável do projeto Assadores, que também leva este tipo de eventos a todos os cantos do Brasil. Será uma oportunidade única para ver os chefes em ação e apreciar como se assa de forma tradicional.

O BBQ Brazilian Barbecue Festival traz carnes assadas à moda brasileira e música a acompanhar. São dois dias de festa e convívio para "dar a conhecer uma cultura brasileira desconhecida por grande parte do povo português e europeu, que vai além dos estereótipos de samba, carnaval e futebol", sublinha Alan Barros.

Além da gastronomia, há mais entretenimento para miúdos e graúdos: Os mais pequenos podem contar com insufláveis e artistas de rua, enquanto os mais velhos podem deixar-se encantar com uma exposição de automóveis antigos e motos.

"Um dos pontos importantes do evento, e a principal razão de o organizarmos, para além de mostrar como é feito este tipo de churrasco, é também que as pessoas possam experimentar toda a riqueza de sabores de uma carne após 12 horas de fogo lento", conclui Samuel Barros abrindo o apetite para o que aí vem.

A entrada no evento, onde se pode assistir à confeção de carnes como costela no fogo de chão, leitão na cruz e borrego na cruz, é livre.
Já para saborear estes pratos, os preços ficam nos €3,5 para as sandes e €5 para os pratos. Os acompanhamentos são também à moda do Brasil.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!