Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Há quatro restaurantes vínicos portugueses entre os melhores do mundo

  • 333

Restaurante EMO

Sven Ellsworth

A pela prestigiada revista norte-americana Wine Spectator anunciou os melhores restaurantes vínicos do mundo. Na lista de distinguidos estão quatro portugueses…

Já são conhecidos os Wine Spectator’s Restaurant Awards 2018, os prémios que distinguem os restaurantes que “oferecem seleções interessantes de vinhos, que se adequam às propostas gastronómicas apresentadas, e que convidam à visita de um grande número de apreciadores de vinho”. Trata-se de um galardão anual da responsabilidade da prestigiada revista norte-americana de vinhos Wine Spectator. A partir de uma lista de critérios são atribuídos três tipos de prémios: Award of Excellence (1 copo), Best of Award of Excellence (2 copos) e Grand Award (3 copos), que foi entregue a apenas 91 restaurantes em todo o mundo.

Este ano, Portugal viu quatro restaurantes vínicos premiados, dois dos quais pela primeira vez. Os estreantes são o Restaurante EMO, localizado no resort Anantara Vilamoura, e o restaurante Vale Abraão, o principal espaço gastronómico do Six Senses Douro Valley, em Lamego. Ambos conquistaram o Award of Excellence (1 copo). Nesta lista exclusiva de restaurantes encontra-se ainda, premiado desde 2012, o The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, e o Il Gallo D’Oro, no The Cliff Bay, no Funchal, que desde 2016 tem renovado o galardão. Os dois restaurantes foram classificados como Best of Award of Excellence (2 copos).

Sobre o Restaurante EMO refira-se que a aposta nos vinhos portugueses e internacionais inclui a presença de um Wine Guru (Bruno Cunha), que tem a seu cargo mais de 350 referências, que harmonizam com os menus de degustação do chefe Bruno Viegas. Para assinalar a conquista, pela primeira vez, deste prémio, o Anantara Vilamoura apresentou a nova Wine Boutique, no piso térreo, que é também palco de eventos vínicos e master classes. Com a chegada do verão, durante julho e agosto, as quintas-feiras são marcadas pelas “Wine Nights”, em que os visitantes são convidados a melhorar o seu conhecimento sobre vinhos portugueses, explorando a associação à gastronomia através de diferentes temas, como vinhos orgânicos, vinhos do Algarve, rosés e vinhos da região de Lisboa. Todas as semanas, diversos produtores nacionais apresentam os seus vinhos através de degustações e cocktails à base de vinho de boas-vindas, seguindo-se um menu de degustação exclusivo.

Também agenda do Anantara Vilamoura (Chave de Ouro na edição 2018 do Guia Boa Cama Boa Mesa) estão duas sessões do evento “Battle of the Bubbles” (26 de julho e 2 de agosto) que vão colocar frente a frente os principais produtores de Champagne com os melhores vinhos espumantes portugueses.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!