Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Mesas Bohemias: Sabores do Barrocal Algarvio no Porto

  • 333

Como é que um país tão pequeno pode ter tanta diversidade de culturas, modos de estar e paisagem? Portugal é mesmo assim, diverso, e a mesa é o melhor dos locais para tirar partido dessa variedade.

É, por isso, uma experiência verdadeiramente única quando um dos ícones da restauração do Barrocal Algarvio se instala no Porto para, durante um fim de semana, servir algumas das suas maiores especialidades, na companhia de uma cerveja Bohemia. Situado em Ribeira Alta, em Algoz, uma das pérolas escondidas do Algarve, longe da confusão, o restaurante Ribalta, liderado por Elsa Ponte e pela mãe (uma cozinheira de mão cheia!), é um guardião da gastronomia desta região.

Serviu a introdução para anunciar que entre 29 de junho e 1 de julho, os sabores do Ribalta estão no restaurante Coma (Rua Rodrigues Sampaio 156, Porto. Tel. 938 923 305), em pleno centro da cidade Invicta.

A refeição tem início com Arjamolho, uma sopa fria típica do Algarve que vai servir as boas-vindas ao Barrocal Algarvio. Um dos pratos mais icónicos da região: Xerém com berbigão promete combinar na perfeição com a frescura da nova Bohemia Hoppy-Weiss. Segue-se o Jantarinho de Grão, um prato rico e saboroso, feito na panela, com os seus enchidos e carne de porco, a casar com a Bohemia Bock. Por último, no capítulo dos pratos principais, degusta-se Galinha “Cerejada” à Moda da Ribeira Alta, um ex-líbris gastronómico da região do Barrocal Algarvio que só fica completo na presença do amargor da Bohemia Puro Malte. A sobremesa reúne dois ingredientes bem algarvios: a Tarte de Alfarroba com Gelado de Figo promete ser um final feliz para esta refeição.

O menu custa €30 e inclui ainda cervejas, água e café. As reservas podem ser feitas para jantar, sexta-feira ou sábado às 20h00, ou para almoçar, sábado e domingo às 13h00.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!