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Faraó: Aqui reina a francesinha de atum

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A francesinha de atum do Restaurante Faraó Snack-Bar Cervejaria, de Marco de Canaveses, é um dos três melhores pratos de Portugal

Para alguns, pensar numa francesinha sem bife de carne, fiambre, salsicha ou linguiça, pode soar estranho, mas a francesinha de atum do Restaurante Faraó Snack-Bar Cervejaria, de Marco de Canaveses, demonstra que há espaço para a criatividade. Esta versão da sanduíche que nasceu no Porto é um dos três melhores pratos do país.

Na final do concurso Melhor Sabor de Portugal 2018, que decorreu dia 11 de junho, no Time Out Mercado da Ribeira, em Lisboa, a francesinha de atum do Faraó venceu na categoria de Peixe. O recheio leva atum fresco, cortado em posta como um bife, queijo, pimento e cogumelos shiitake – de produção local - grelhados. Enfeita com rodelas de pimento e shiitake frescos.

Esta francesinha custa 11,50 e acompanha, idealmente, com batata-frita e cerveja fresca. Como recorre a atum fresco, comprado à quinta-feira, só é servida ao fim-de-semana, para se manter a qualidade dos ingredientes. O Faraó não utiliza molho muito picante.

O proprietário do Faraó, António Azeredo, diz que o prémio “é um reconhecimento do esforço de valorização que a casa tem feito”. O restaurante existe há cerca de 25 anos, há seis com esta gerência. Renovou-se o espaço e a carta, acrescentando-se, à original, francesinhas em bolo do caco e em pão saloio.

Outra novidade do Faraó (Avenida Gago Coutinho, 468, Marco de Canaveses. Tel. 255405320) foi o Hambúrguer de novilho em bolo do caco (4,5), com queijo brie, cebola frita, bacon e manteiga de alho. E ainda o kebab de frango, saladas e massas como a bolonhesa, tropical, de atum e de frango.

Neste concurso, distinguiu-se ainda o medalhão de novilho com crosta de alheira e broa, do Restaurante Monte Alegre, na categoria de Carne, e o arroz de bochechas de bacalhau com grelos, do Restaurante Estrela da Mó, de Vila Nova de Poiares, na categoria Arroz.

É um orgulho continuar a dinamizar esta iniciativa, que ano após ano traz notoriedade e visibilidade aos restaurantes concorrentes”, realça Ana Moreira, diretora da Unilever Food Solutions (UFS), promotora da iniciativa. A cada voto único do público, a UFS e o seu parceiro, Arroz Bom Sucesso, fizeram corresponder 100 gramas de arroz. Serão doadas mais de sete toneladas de arroz a instituições de solidariedade social.

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