Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

De Sines à Zambujeira há marisco para comer com os pés na areia

  • 333

Divulgação

Para que não haja dúvidas na altura de decidir, o Boa Cama Boa Mesa voltou à estrada para fazer uma volta pelas melhores marisqueiras e cervejarias do país (ilhas incluídas) e confirmou a suspeita de que Portugal tem uma das costas mais ricas do mundo em quantidade e qualidade de peixe e marisco. O resultado de mais esta viagem está publicado no novíssimo guia “Marisqueiras & Esplanadas”, nas bancas a partir de 23 de junho, mas que pode desde já reservar a partir da Loja Expresso.

Até lá e agora que o bom tempo já começa a puxar por umas almoçaradas à beira-mar, pode começar já a planear o próximo fim de semana e seguir a rota das melhores marisqueiras (e imperiais geladinhas) entre Sines e a Zambujeira do Mar.

Trinca Espinhas
Para quem costuma passar por Sines no trajeto rumo a Sul, não há como não fazer o desvio e parar para um almoço generoso naquele que é já um dos restaurantes mais afamados da costa alentejana. Comece pelas amêijoas à Bulhão Pato e siga pela cataplana Trinca Espinhas, para duas pessoas (€32). Termine com a sobremesa Trinca Espinhas, nome desta icónica casa situada na Praia de São Torpes, com uma esplanada com vista de mar que pede refeições demoradas.
Praia de São Torpes, Sines Tel. 269 636 379

Cervejaria Marquês
Os produtos do mar são a matéria-prima de eleição desta cozinha, especializada em petiscos de mar, facto que explica o viveiro próprio. Para entreter, há saladas de búzios e de ovas e nos pratos de maior substância destacam-se a massada de peixe, a feijoada de búzios e o arroz de marisco. No verão compensa esperar por um lugar na esplanada da Cervejaria Marquês e ir aconchegando o estômago com uma sangria de vinho branco, uma casquinha de sapateira e um pica-pau de porco preto.
Largo Marquês de Pombal, 10, Porto Covo Tel. 269 905 036

Porto das Barcas
Tem aspeto disso mas não é o clássico restaurante de praia. O Porto das Barcas distingue-se não só pela elegância da decoração e serviço, mas sobretudo pela ementa cuidada em homenagem aos peixes e mariscos frescos da Costa Vicentina. No verão disputam-se as mesas da esplanada e as espreguiçadeiras para um copo ao final do dia. As feijoadas de búzios e ovas são imperdíveis mas se quiser apenas picar, vá pelas gambas ou pelas amêijoas.
Estrada do Canal, Vila Nova de Milfontes Tel. 283 997 160

Choupana
Na Praia do Farol, o longo passadiço leva até este restaurante de madeira, aberto há mais de 35 anos. Na grelha está um senhor já conhecido pela simpatia habitual e pela promessa de servir sempre peixe fresco. Mas há outros petiscos que deve ter em conta, como os camarões e as amêijoas. Praticamente por cima do mar, a esplanada do Choupana é o sítio ideal para relaxar e aproveitar as tardes longas de verão.
Praia do Farol, Vila Nova de Milfontes Tel. 283 996 643

Marisqueira Costa Alentejana
Na Zambujeira do Mar basta procurar por “aquela marisqueira que serve uns barcos jeitosos de marisco”, e comprovar que lá se serve o melhor marisco e o mais fresco do dia, com mistos de sapateira, camarão, percebes, lavagante e ostras são só uma forma de tornar ainda mais apetecível o que chega à mesa. Na Marisqueira Costa Alentejana, as navalheiras e as amêijoas à Bulhão Pato nunca desiludem, menos ainda se trouxerem agarrado um cesto de pão torrado.
Rua Mira Mar, 8, Zambujeira do Mar Tel. 969 434 870

A Barca – Tranquitanas
São décadas de trabalho que, a partir da excelência do produto que chega diariamente da lota, ali ao lado, ajudam a dar fama a esta casa de madeira com uma das esplanadas mais simpáticas da costa alentejana, com o mar no horizonte. A Barca Tranquitanas tem um serviço simpático, atento e despachado, o que nos meses de verão, quando as filas se acumulam à porta, torna a experiência ainda mais agradável. Aproveite os petiscos como percebes, búzios, bruxas e navalheiras.
Entrada da Barca, Zambujeira do Mar Tel. 283 961 186

O Sacas
Em tempos poderá ter sido um segredo bem guardado mas com a boa fama que foi adquirindo, passou a ganhar duas horas de ponta em que se não é fácil arranjar mesa: os almoços e os finais de tarde, que reúnem amigos e famílias à procura de picar uns petiscos de mar e beber umas imperiais tiradas no ponto. A esplanada d'O Sacas é como um prémio para poder apreciar outros pratos da cozinha regional, também ele com forte influência marítima. A oferta de peixe e marisco é muito variada, ainda que dependente da vontade do mar. Aposte nas navalheiras, na feijoada de búzios ou, se a fome for muita, no ensopado de pescada.
Entrada da Barca, Zambujeira do Mar Tel. 283 961 151

Este artigo foi publicado na edição do Expresso Diário de dia 14 de junho de 2018.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!