Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Belcanto é o 75º melhor restaurante do mundo

  • 333

Já são conhecidos os restaurantes que ocupam os lugares entre o número 50 e 100 da lista dos “Melhores Restaurantes do Mundo” 2018. A cargo da revista britânica Restaurant, que promete anunciar para breve o top 50, o restaurante de José Avillez sobe 10 lugares em relação ao ano passado. É o único restaurante nacional a integrar esta lista.



A classificação alcançada pelo Belcanto surge meses depois de José Avillez ter recebido, na cerimónia de apresentação dos prémio do guia Boa Cama Boa Mesa, o Prémio de Chefe do Ano 2018. É a segunda vez que lhe é atribuída tal distinção (a primeira foi em 2013), e justifica-se pelo percurso impar, que o tornou no maior dos chefes nacionais e uma referência a nível internacional.



Também em fevereiro o chefe José Avillez foi o vencedor do “Grand Prix de l’Art de la Cuisine”, que premeia “o melhor cozinheiro do ano”, e que é atribuído pela Academia Internacional de Gastronomia. Com esse prémio, José Avillez juntou-se a um grupo restrito dos melhores do mundo, do qual fazem parte nomes como Alex Atala, que recentemente passou por Portugal, Joan Roca, Alain Ducasse ou Heston Blumenthal.

A notícia da posição 75 da lista dos “Melhores Restaurantes do Mundo” surge na sequência da notícia de que os responsáveis pelo guia Michelin vão realizar em Lisboa, no Pavilhão Carlos Lopes, a sua Gala ibérica anual de 2019.



José Avillez
foi o primeiro chefe português a ser distinguido com duas estrelas Michelin no restaurante Belcanto em Lisboa. Garfo de Platina e Chefe do Ano em 2013 para o guia Boa Cama Boa Mesa, é ainda o responsável pelo restaurantes Beco, Mini Bar ou Bairro do Avillez, e ainda pelo Cantinho do Avillez, em Lisboa e no Porto.



Atualmente, o Grupo José Avillez é responsável pela gestão do grupo Capricciosa, entrou no capital no grupo Cafeína, no Porto, de Vasco Mourão, e adquiriu o restaurante Largo, em frente ao premiado Belcanto. Abriu também, recentemente a Cantina Zé Avillez, um conceito de cozinha familiar portuguesa no Campo das Cebolas em Lisboa e o Cantinho do Avillez no Parque das Nações em Lisboa.

É igualmente o responsável pelo Bairro do Avillez, que junta conceitos tão diferentes como uma mercearia, uma taberna, e um páteo, aos quais se juntam o Beco e a Cantina Peruana com o chefe peruano Diego Muñoz. No final de 2017 marca presença no Gourmet Experience do El Corte Inglês com três conceitos diferentes: a Tasca Chic, um restaurante sofisticado e contemporâneo com sabores portugueses, o Jacaré, um carnívoro vegetariano, e o Barra Cascabel, um espaço com os melhores sabores mexicanos que resulta de uma parceria com o chef Roberto Ruiz.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!