Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Cozinha Cabral: o novo capítulo de Diogo Cabral

  • 333

Bom gosto. É a primeira impressão que se tem ao entrar no restaurante Cozinha Cabral, o novo “inquilino” da zona das Flores, no Porto. Agrada a simplicidade do espaço, com as mesas em madeira, os sofás, espelhos e a parede em pedra. Sinais de outra evidência: a abordagem deliciosamente simples de Diogo Cabral, um chefe que abre aqui a janela para outros voos...

Depois de ter conduzido a bom porto a cozinha do vizinho Traça – dos mesmos proprietários -, Diogo aventura-se num projeto com o seu nome, que abriu no passado dia 8 de Maio. Um desejo antigo, apoiado pela gerência, que vê no restaurante Cozinha Cabral uma espécie de segundo capítulo natural para este chefe em ascensão.

De sorriso franco e aberto, Diogo aparece à mesa para falar um pouco sobre o que o move. Aprecia a gastronomia portuguesa, quer preservar a sua identidade e recuperar “sabores antigos”, mas à luz de uma roupagem sofisticada. Tem especial cuidado com a apresentação dos pratos e a aplicação das técnicas, tentando intensificar os sabores dos ingredientes, encontrar novas combinações e até inspirações de outras paragens.

As Alcachofras confitadas com foie (8), as Chips de tamboril com guacamole (9) e o Carpaccio de cordeiro com vinagrete e tostas (9) são boas sugestões para iniciar a refeição. Tal como a Sardinha fumada com compota de tomate e queijo de cabra, os Croquetes de santola e a Truta fumada com redução de pimentos de “piquillo”.

No restaurante Cozinha Cabral, servem-se peixes frescos. Destaque para o Robalo de mar com molho de açafrão, batatinha e tempura de espargos verdes (19,50), para o Arroz de corvina de mar com amêijoas (19,50), o Polvo assado no forno e ainda o Bacalhau assado com batata a murro, cebolinhas e ovo cozido (16,50).

Dando continuidade a uma das vertentes mais apreciadas do Traça, também no Cozinha Cabral (Rua Dr. Sousa Viterbo, 65, Porto. Tel. 224918720) se servem bons pratos de caça, como o saboroso Lombo de veado grelhado com mix de cogumelos e batata palha (19). Mas há alternativas de carne, como o Guisado à Cabral e o Entrecot de vaca maturada. Nem vale a pena tentar resistir aos doces: há Crepe de ovos moles e amêndoa (5,50), Donuts de Belém e Mousse de banana e caramelo...

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!