Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Fundão: Altos voos à boleia do sabor da cereja

  • 333

É tempo de cerejas! O fruto mais emblemático desta região serrana pode ser apreciado este fim de semana em terra, mas também no ar. Saiba como!

Os passeios de balão são literalmente o momento alto da festa que celebra a cereja do Fundão. Degustações, uma Rota Gastronómica e muita animação marcam o próximo fim-de-semana, entre os dias 8 e 10 de junho, na aldeia de Alcongosta, no Fundão.

Quem é da região já se habituou aos dias de festa rija em torno daquele que é o fruto mais emblemático por estas bandas: a cereja. Todos os anos, o Fundão, e particularmente a pequena localidade de Alcongosta, vestem-se de festa por altura da primavera para celebrar este que é o curto período em que a cereja se apanha das árvores e está pronta a saborear.

Durante estes dias há passeios de balão, de comboio e de bicicleta pelos cerejais, é possível o apadrinhamento de cerejeiras, além da apanha do fruto e piqueniques. Porque todas estas atividades abrem o apetite, o Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Cereja” decorre em vários restaurantes e pastelarias do concelho até dia 1 de julho.

Este ano, o fruto parte à descoberta de outras latitudes e apanha boleia de balão e de avião.

Cereja além-fronteiras

Em 2018, a Festa da Cereja estende-se a Lisboa, Porto, Algarve e Alentejo, dando a conhecer – e a provar – este fruto de excelência.

A Rota Gastronómica da Cereja do Fundão 2018, acontece entre os dias 15 e 30 de junho, abrange diversos restaurantes que têm pratos especiais confecionados com cereja do Fundão. Este ano, além de Lisboa, Porto e Algarve, se estende ao Alentejo. Alguns dos restaurantes já confirmados para esta edição são a Tasca da Esquina, Loco, O Prado, À Justa, Quorum e Feitoria, todos em Lisboa; Pedro Lemos, Euskalduna e Cantinho do Avillez, no Porto; L'And, no Alentejo; e São Gabriel e Vila Joya, no Algarve.

Em Lisboa, o Mercado Municipal de Alvalade conta com uma banca com produtos regionais entre 5 e 16 de junho. O destaque vai naturalmente para as cerejas e derivados deste fruto (como bombons, pastéis, licores, chá e gin), mas também há queijos, vinhos, azeites e enchidos.

Além disso, No dia 10 de junho, haverá uma distribuição de cerejas em voos da TAP, dando a conhecer este produto de excelência aos vários turistas que todos os dias chegam a Portugal.

Outra possibilidade de sentir o sabor da cereja, durante todo o mês de junho, é degustar o gelado de Cereja do Fundão da Santini, uma edição exclusiva e limitada que há 5 anos é servido nestas geladarias.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!