Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Taberna A Laranjinha: o verão à mesa na Covilhã

  • 333

Catarina Diniz

Por esta altura, já não restam dúvidas de que a Taberna A Laranjinha é um local incontornável, no que à gastronomia diz respeito, na Covilhã. Espaço onde os sabores tradicionais são apresentados com abordagens atrevidas e inusitadas, já faz parte do roteiro de uma ida à Serra da Estrela, seja antes ou depois da subida, com petiscos ou refeições de conforto.



Contrariando a máxima de que em ementa que ganha não se mexe, Ricardo Ramos e a equipa de cozinha da Taberna A Laranjinha decidiram trazer reforços e preparar uma época quente cheia de novos sabores, sem perder a região do horizonte. A entrada em vigor da nova carta faz-se com um jantar vínico (€20), terça-feira, dia 5 de junho, a partir dai, grande parte das propostas ficam à disposição. A comida não vem sozinha, há vinhos da Quinta dos Termos Beira Interior para acompanhar.

Hoje a festa faz-se com “Salada de Escabeche de Perdiz e Cerejas”, um “Bisque de Crustáceos” e um “Pernil de Borrego Braseado a Baixa Temperatura em Vinho Tinto e Aromáticos”. Para a sobremesa há “Pudim Abade Priscos com Sorvete de Maçã Verde”, acompanhados de “Bolacha de Cerveja da Covilhã”. No copo, serão servidos os vinhos Quinta dos Termos Beira Interior, começando a harmonização um “Riesling 2017”, seguindo-se um “Rosé 2016”, um “Seleção 2014”, e para o fim um “Colheita Selecionada 2008” e um “Colheita Tardia Passito 2012”.



Quanto à nova carta, se continuam à disposição os “Bombons de Enchidos”, a “Truta de escabeche”, os “Ovos rotos”, o “Braz de alheira” e o “Pastel de molho da Covilhã”, entram agora sugestões frescas, a condizer com o calor que se espera que não demore a chegar. Há, nas novas propostas, “Sopa fria de melão e pepino” e “Grissino de Presunto Serrano”, bem como “Ovos mexidos com farinheira, espargos e hortelã”, um “Prego no pão de atum fresco”, com molho de mostarda e laranja, uma “Salada Oceânia”, que mistura alfaces, salmão fumado, camarão em molho calipso, salicórnia e cebola roxa.

Quanto às propostas mais consistentes, ou seja, da carta de almoço ou jantar, a Taberna A Laranjinha apresenta como novidade “Bacalhau confitado em azeite”, com puré de grão de bico, coulis de pimento vermelho e azeitona, “Peito de Pato salteado com molho de cerejas”, um “Taco de atum fresco em crosta de sésamo”, com salada de quinoa e legumes assados molho de citrinos e soja. Para terminar, há ainda “Pernil de Borrego braseado a baixa temperatura em vinho tinto e aromáticos”. O Preço médio por refeição é de: €20.



Recorde-se que o nome de A Laranjinha vem de um jogo popular. Associado às tabernas, jogava-se num retângulo aberto no chão, ladeado por tabelas em madeira. Jogava-se com seis bolas grandes, e uma mais pequena, chamada de "laranjinha". O objetivo éra acertar com as bolas maiores na "laranjinha", acumulando pontos. A Taberna A Laranjinha (Rua 1º de Dezembro, 18 , Covilhã. Tel. 275 083 586) encerra ao sábado ao almoço e domingo todo o dia.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!