Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Conrad Algarve: a noite de todas as estrelas

  • 333

Três chefes, quatro estrelas Michelin, fazem um evento único no Algarve. Heinz Beck convida Ricardo Costa e João Oliveira para um jantar a seis mãos

No restaurante Gusto by Heinz Beck está tudo a postos. A menos de 24 horas do início da edição numero 9 da Rota das Estrelas, ultimam-se os preparativos, escolhem-se os vinhos e prepara-se o jantar que hoje junta três chefes da constelação de estrelas Michelin em Portugal. O alemão Heinz Beck, com três estrelas Michelin no La Pergola, em Itália, convida Ricardo Costa do The Yeatman e João Oliveira do Restaurante Vista para uma noite que promete ser única.



Percebe-se facilmente que a ementa a apresentar hoje seja exclusiva. Preparada com o maior secretismo, junta criações dos três chefes, harmonizadas por Miguel Martins e por Nelson de Matos, respetivamente Sommelier e Head Bartender do Gusto by Heinz Beck. São sete pratos, (€195), três da autoria do chefe anfitrião e dois por cada um dos convidados.



Para começar, serve-se nesta edição da Rota das Estrelas no Conrad Algarve, “Legumes de Primavera com scampi e guanciale” por Heinz Beck. Ricardo Costa segue com “Chocos, Proteina, Levedura frita e Enguia frita”. Cabe a João Oliveira servir depois as “Vieiras, chouriço de porco preto, aipo e Bottarga”. O jantar continua com “Tortellini com lulas, plankton e frutos do mar”, pelo chefe anfitrião, continua com o responsável pela cozinha do The Yeatman a apresentar “Sargo, algas marinhas, ostras e caldeirada”.



Antes do final o chefe do Restaurante Vista serve, nesta edição da Rota das Estrelas, “Leitão da Bairrada, ovo, cogumelos e espinafre”. Termina com “Dall’armelina all’albicocca” por Heinz Beck. Este jantar é a primeira oportunidade de ver na mesma cozinha as duas novas estrelas Michelin atribuídas em Portugal, neste caso a de Daniele Pirillo chefe executivo do Gusto e João Oliveira do Vista, juntas num evento gastronómico.



O Festival Rota das Estrelas acontece exclusivamente em restaurantes galardoados com estrela no Guia Michelin. O primeiro decorreu em 2010 e desde então, repete-se anualmente, percorrendo Portugal de Norte a Sul, normalmente de março a novembro, com incursões já em Espanha e no Brasil. É um dos mais importantes festivais gastronómicos do país, tendo contribuído para a interação e proximidade entre os protagonistas da alta gastronomia, bem como para a sua visibilidade nacional e internacional.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!