Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Dia Nacional da Gastronomia: Provar Portugal nas margens do Douro

  • 333

Com uma gastronomia tão rica em sabores, saberes e histórias não resta senão celebrá-la. A festa faz-se este ano no Cais de Gaia durante um fim de semana que vai muito para além dos comes e bebes

"Venha provar Portugal" é o mote para o Dia Nacional da Gastronomia 2018. Tanto que uma das iniciativas desta terceira edição é uma exposição que se come e bebe. Sim, tudo o que está exposto é para comer e beber. Os sabores e saberes lusos à volta da mesa estão em festa, mas há mais: Além das demonstrações gastronómicas e degustações, também há espetáculos, animação, e lançamento de livros.

Uma viagem de sabores que envolve diversos eventos ao longo do mês de maio, culminando no fim de semana de 26 a 27, altura em que decorre o ponto alto da celebração, nas margens do Douro, ao longo do Cais de Gaia.

Antes disso, nesta que é uma das principais ações nacionais de defesa e divulgação da gastronomia portuguesa, as confrarias gastronómicas de diversos produtos típicos marcam forte presença em demonstrações e degustações que prometem ir de encontro à população em pontos nevrálgicos da cidade, como o Aeroporto Sá Carneiro e diversas estações de Metro.

Porque "sabe tão bem ser português”, por todo o país há restaurantes aderentes à iniciativa: Durante toda a semana que antecede o Dia Nacional da Gastronomia, uma rede de restaurantes disponibiliza um prato tradicional rodeado de ofertas ou descontos até 50%. Não só em Portugal mas também um pouco por todo o mundo, a festa estende-se a centenas de restaurantes portugueses (lá fora, pertencentes à rede Prove Portugal - Taste Portugal).

No Cais de Gaia, mais de 60 expositores vão animar, durante todo o fim-de-semana, a marginal da cidade, com os seus melhores produtos. Os expositores são o conjunto de produtores representados pelas Confrarias Gastronómicas e Báquicas, produtores associados ao clube de produtores do Continente e ainda empresas de vinhos do Douro e do Porto.

Para além desta mostra, a festa é garantida com animação constante, showcookings de hora a hora para toda a família, uma exposição – "Que se Come e que Se bebe” para ver e provar e o lançamento de um novo selo dos CTT.

Promovido pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas; AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e pela AGAVI – Associação para a Promoção e Defesa da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade, o Dia Nacional de Gastronomia Portuguesa foi aprovado em Assembleia da República e instituído no último domingo de maio.

Esta é a terceira edição do Dia Nacional da Gastronomia. A primeira celebrou-se em Aveiro, em 2016, e no ano passado a festa aconteceu em Lisboa.



Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!