Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Restaurante Pedro Limão: 22 lugares e uma experiência atrevida

  • 333

É um dos restaurantes do momento na cidade do Porto. Pequeno, discreto e criativo, serve menus de degustação para se viajar à boleia da nova cozinha. Novo menu é um “festejo” das técnicas e produtos usados no primeiro ano de porta aberta

Abriu em maio de 2017, nas imediações do Jardim de São Lázaro, no Porto, longe do “burburinho”. E tem colecionado elogios, serenamente... Com apenas 22 lugares, o Restaurante Pedro Limão só serve jantares (a partir das 19h30) e um menu de degustação que custa €37, fora bebidas. A cozinha é aberta, o ambiente intimista e as refeições são viagens recheadas de bons momentos.

Ao leme do projeto está o chefe e proprietário, Pedro Limão, natural de Viana do Castelo mas já com 20 anos de Cidade Invicta. O Restaurante Pedro Limão é um upgrade do antigo Pedro Limão – Oficina de Cozinha, que funcionou na zona das Virtudes. O conceito é semelhante: dominar as bases da cozinha e servir-se da técnica e da apresentação para criar “uma experiência diferente” à mesa, explica o chefe.

No menu anterior, podiam encontrar-se propostas como uma canja de galinha reinventada, uma sopa Suzette (recriação do crepe Suzette) e a recuperação de partes menos nobres das proteínas, como o sames de bacalhau e o sangacho do atum. O novo menu, que inicia com pão, azeite e vários aromas de manteiga, é sobretudo “um festejo das técnicas e produtos” utilizados ao longo do ano.

A Primeira impressão, ou Amuse Bouche, é um ceviche de camarão, bisque espumoso, feito com as cascas e telha de coentros, numa “brincadeira para começar a apurar o palato”. Segue-se uma Sopa quente de beterraba, ovo a 68º com aromas de queijo de ovelha e trufa branca, decorando com um crocante de pickle de beterraba.

Abre-se caminho para o Tártaro de atum marinado em miso e fumado, acompanhado de leite de amêndoa e espuma de molho verde. Depois, o prato mais "esquisito, atrevido e icónico”: Fricassé de ouvido (orelheira) fumado de porco, com cogumelos e uma bolacha de risotto de alho queimado e cogumelos. “Baseia-se numa receita tradicional do Porto, feita com mão de vaca, mas nós usamos o ouvido. Suscita dúvidas, mas depois deixa as pessoas de rendidas”, comenta Pedro Limão.

Impõe-se, agora, uma Pausa, para beber o Shot de tangerina, malagueta e gin. Volta-se, entretanto, ao peixe, com um Polvo Pilpil, grão e coentros... e, para finalizar os salgados, regressa a carne, com o Maminha de novilho guisada, puré de cânhamo, nabo confitado, espargos e outros legumes de época. Reviravoltas gastronómicas para surpreender e “baralhar” um pouco a experiência no Restaurante Pedro Limão (Rua Morgado Mateus, 49, Porto. Tel. 966 454 599).

Nas sobremesas, uma Sopa de tomate e aipo com merengue de yuzu e, a lembrar as tapiocas doces feitas pelo pai e avó do chefe, é servida Tapioca com água de flor de laranjeira, chantilly de menta e telha de cacau e canela. O Restaurante Pedro Limão encerra ao domingo e segunda-feira. Deve fazer reserva.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!