Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

RIB - Beef & Wine: vaca minhota com menu especial

  • 333

Até domingo, dia 22 de abril, vai poder conhecer melhor a carne de vaca da raça Minhota. Sob iniciativa do projeto Go Foodies, de Nuno Nobre, que cruza a ciência com a gastronomia, o RIB - Beef & Wine, instalado na Pousada de Lisboa - Praça do Comércio disponibiliza um menu especial dedicado a esta raça autóctone, considerada parente próxima da Rubia Galega e que contabiliza cerca de seis mil animais. A ideia é dar visibilidade à “qualidade ímpar” desta proteína.

O menu servido por este dias no RIB - Beef & Wine custa €39 por pessoa, com harmonização vínica incluída. Inicia com o queijo, a manteiga, o patê e o molho do assado, que acompanham as bolas do pão de Mafra. Nas entradas, serve-se Carpaccio da vazia, que ficou em salmoura durante duas horas, uma Salada, Tártaro de novilho e cebola crocante e ainda Pica Pau, que vem com ananás e cogumelos. Um Quinta do Penedo branco, do Dão, é a referência escolhida para o “pairing”.

De seguida, o RIB - Beef & Wine dá a oportunidade de poder saborear esta carne servida com idades distintas. Primeiro vem o corte “Tomahawk”, com "O Novilho" maturado durante 28 dias. Acompanha com brás de legumes e gema de ovo cozinhada a baixa temperatura, batata com molho de especiarias, salada de tomate e os molhos Aioli e Barbecue.

Depois, momento para a vazia e o “Rib Eye”, com cerca de 60 dias de maturação. A guarnição é composta por arroz de grelos e chouriça de cebola, batata frita e salada coleslaw, além dos molhos Bearnês e Chimichurri. Para beber, um tinto Quinta do Valdoeiro, da Bairrada.

A refeição termina com uma Queijada de leite e ainda Tarte de limão merengada. "O objetivo é dar relevo a uma carne que é nossa, que ainda está em estado puro, mas é pouco conhecida comparando com outras raças DOP", diz o chefe do RIB - Beef & Wine, Luís Rodrigues, que tem ligações familiares a Ponte de Lima.

Presente na apresentação do menu no RIB - Beef & Wine (Pousada de Lisboa, Praça do Comércio, 31 A, Lisboa), João Sobreiro, da Associação Portuguesa dos Criadores de Bovinos da Raça Minhota, realçou o facto de a raça Minhota possuir tripla vocação: dar carne, leite e ter “aptidão para o trabalho”. “Tentamos sempre preservar e valorizar o produto. Esta raça é estupenda, a carne é fabulosa e considerada uma das melhores do mundo”, comentou Sérgio Ribeiro, da Carnes Jacinto.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!