Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

RIB - Beef & Wine: vaca minhota com menu especial

  • 333

Iniciativa do projeto Go Foodies pretende mostrar potencialidades de uma raça menos conhecida. os pratos podem ser provados até dia 22 de Abril, no restaurante da Pousada de Lisboa.

Até domingo, dia 22 de abril, vai poder conhecer melhor a carne de vaca da raça Minhota. Sob iniciativa do projeto Go Foodies, de Nuno Nobre, que cruza a ciência com a gastronomia, o RIB - Beef & Wine, instalado na Pousada de Lisboa - Praça do Comércio disponibiliza um menu especial dedicado a esta raça autóctone, considerada parente próxima da Rubia Galega e que contabiliza cerca de seis mil animais. A ideia é dar visibilidade à “qualidade ímpar” desta proteína.

O menu servido por este dias no RIB - Beef & Wine custa €39 por pessoa, com harmonização vínica incluída. Inicia com o queijo, a manteiga, o patê e o molho do assado, que acompanham as bolas do pão de Mafra. Nas entradas, serve-se Carpaccio da vazia, que ficou em salmoura durante duas horas, uma Salada, Tártaro de novilho e cebola crocante e ainda Pica Pau, que vem com ananás e cogumelos. Um Quinta do Penedo branco, do Dão, é a referência escolhida para o “pairing”.

De seguida, o RIB - Beef & Wine dá a oportunidade de poder saborear esta carne servida com idades distintas. Primeiro vem o corte “Tomahawk”, com "O Novilho" maturado durante 28 dias. Acompanha com brás de legumes e gema de ovo cozinhada a baixa temperatura, batata com molho de especiarias, salada de tomate e os molhos Aioli e Barbecue.

Depois, momento para a vazia e o “Rib Eye”, com cerca de 60 dias de maturação. A guarnição é composta por arroz de grelos e chouriça de cebola, batata frita e salada coleslaw, além dos molhos Bearnês e Chimichurri. Para beber, um tinto Quinta do Valdoeiro, da Bairrada.

A refeição termina com uma Queijada de leite e ainda Tarte de limão merengada. "O objetivo é dar relevo a uma carne que é nossa, que ainda está em estado puro, mas é pouco conhecida comparando com outras raças DOP", diz o chefe do RIB - Beef & Wine, Luís Rodrigues, que tem ligações familiares a Ponte de Lima.

Presente na apresentação do menu no RIB - Beef & Wine (Pousada de Lisboa, Praça do Comércio, 31 A, Lisboa), João Sobreiro, da Associação Portuguesa dos Criadores de Bovinos da Raça Minhota, realçou o facto de a raça Minhota possuir tripla vocação: dar carne, leite e ter “aptidão para o trabalho”. “Tentamos sempre preservar e valorizar o produto. Esta raça é estupenda, a carne é fabulosa e considerada uma das melhores do mundo”, comentou Sérgio Ribeiro, da Carnes Jacinto.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!