Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

The Presidential Train: alta gastronomia nas margens do Douro

  • 333

Miguel Andrade

Há qualquer coisa de místico em embarcar num comboio. O Comboio Presidencial transforma essa sensação na melhor experiência do mundo em forma de viagem gastronómica pelas margens do Douro. O próximo comboio parte sábado, dia 14, da mítica Estação de São Bento, para onde regressa, 9 horas passadas.

O melhor evento público do mundo em 2017 está de regresso à linha do Douro para uma viagem que promete ser, uma vez mais, memorável. A bordo viajam também alguns dos melhores e mais célebres chefes nacionais. Na bagagem, a promessa de uma experiência única, onde se junta a essência nacional. História, gastronomia e paisagem deslumbrante proporcionam uma experiência exclusiva.

Todos a bordo
Está tudo a postos para a próxima viagem. The Presidential Train acontece ao fim de semana, durante todo o mês de abril (até dia 1 de maio, inclusive), e percorre trilhos únicos, que exigem sentidos despertos para absorver uma das mais belas paisagens vínicas do mundo. O Douro mostra-se pelas janelas mas não só, já que está prevista uma paragem por um emblemático bastião de Dona Antónia Ferreirinha, a Quinta do Vesúvio.

Construído em 1890, serviu inicialmente a corte do rei D. Luís I. Mais tarde passou a chamar-se “Comboio Presidencial” e viajou até ser retirado de circulação em 1970. Há oito anos que está em exposição no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.



Lá dentro, as carruagens refletem o luxo e sofisticação de quem serve realeza, chefes de estado, presidentes e papas, a sua função durante mais de um século. Depois de um restauro cuidado que em 2010 lhe devolveu todo o charme e requinte de outrora, percorre novamente a linha férrea transportando alguns dos mais interessantes chefes nacionais e as suas requintadas criações gastronómicas, ou não fosse esta uma experiência gourmet sobre carris.

A esta mesa de luxo chega uma degustação de quatro pratos, harmonizada com néctares durienses. Há ainda lugar a uma prova de Portos Vintage.

O melhor do Mundo
Boa parte da experiência apela, como qualquer viagem de comboio, à contemplação. Depois de ter sido reconhecido como o Melhor Evento Público do Mundo no ano passado, nos BEA Awards, destacado pela Forbes como um dos ’10 Melhores Comboios de Luxo do Mundo’, e ainda apelidado, pela CNN, como a “mais saborosa viagem de comboio do mundo”, a edição deste ano do The Presidential Train sublinha novamente a criação nacional à mesa, alternando chefes conceituados com novas promessas.

No próximo fim de semana, nos dias 14 e 15 de abril, Vasco Coelho Santos, chefe do restaurante Euskalduna Studio, está aos comandos da cozinha. Em seguida, a 21 e 22, João Rodrigues, do Feitoria, assume a direção gastronómica desta viagem. António Galapito e Bruno Caseiro, ‘rising stars’, preparam a quatro mãos a experiência das viagens marcadas para os dias 28 e 29 de abril e as últimas datas do evento, 30 de abril e 1 de maio, têm como chefe convidado Henrique Sá Pessoa.

Após esta edição de primavera, o Presidential Train regressa aos carris apenas no outono.

A viagem, que percorre toda a linha do Douro, partindo e regressando à Estação de São Bento, custa €500 por pessoa.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!