Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Secret Room: Surpreender os sentidos na suíte presidencial do Ritz

  • 333

O convite chega misterioso e anuncia o Secret Room: um jantar de luxo preparado por um dos melhores chefes do mundo, servido num hotel de luxo (que calha também ser um dos melhores do mundo) e em companhia desconhecida.

Se há propostas irrecusáveis, esta será, muito provavelmente, uma das mais ousadas dos últimos tempos.
E depois os detalhes que, no caso, fazem toda a diferença: Eneko Atxa, do restaurante basco Azurmendi e detentor de três estrelas Michelin é o homem no comando da cozinha.

A sala de refeições, não o é bem. Trata-se, na verdade, da suíte presidencial do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, onde uma noite ronda €13.000! E a companhia, bom… essa depende de quem se queira juntar à experiência.

O primeiro Secret Room by Sangue na Guelra acontece já no próximo sábado, dia 14 de abril, está limitado a 20 pessoas e tem o custo individual de €550. O dresscode, naturalmente, pede vestuário extravagante, sexy e elegante.

Da ementa preparada pelo chefe conhecido pela investigação gastronómica e cozinha naturalista constam a Kaipiritxa, os ovos trufados, a lagosta assada e descascada, o seu suco, manteiga de café e cebola roxa de Zalla, o salmonete em três actos: fritura de “entranhas”; assado no fogo; salmonete, ensopado de trigo, pimenta e batatas ensalsadas, o pombo, tubérculo e cenoura cozinhada no fogo, o aipo e abacaxi e as azeitonas pretas, leite de ovelha e cacau.

Mas afinal como funciona? Primeiro, o check-in na recepção do hotel. Depois, a subida ao 10º andar - o da suíte presidencial - e a primeira surpresa: o quarto não está vazio. A performer Alice Joana está já em personagem e circula pelo espaço em jeito de boas-vindas, numa coreografia suave (e provocadora q.b). A chegada à mesa, decorada com o espólio histórico do Ritz que inclui algumas peças únicas de joalharia, é acompanhada pela equipa de sala, vestida a preceito pela dupla de criadores Storytaylors. Da varanda do quarto, a panorâmica soberba de Lisboa completa o cenário de sonho.

Ao último andar do hotel chegam também os vinhos da Bairrada, num pairing que está a ser construído pela sommelier residente do Restaurante Varanda (Garfo de Prata na edição 2018 do Guia Boa Cama Boa Mesa), Gabriela Marques, e uma selecção criteriosa de queijos da Manteigaria Silva, a mais antiga do país, encerra este primeiro capítulo do RITZ’s Secret Room. (A 25 de abril, a porta da suite presidencial volta a abrir-se, para receber o chefe brasileiro Alex Atala, do restaurante D.O.M.).

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!