Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Ouriço-do-mar: estrela de festival internacional da Ericeira

  • 333

São da família das estrelas-do-mar e tal como elas, escondem-se da luz e preferem ambientes rochosos. Os ouriços-do-mar, estranhos à maioria das pessoas, são aquele animal marinho tantas vezes deixado de fora das travessas fartas de mariscos que se servem no país. Há quem os julgue uma espécie de perigo público pela aparência assustadora e há até quem se recuse a comê-los - os picos intimidam, é um facto. Falta de informação? Talvez. Resta, por isso, confirmar que o ouriço-do-mar é uma das mais recentes apostas gastronómicas do país e que abunda ao largo da costa centro e sul, em especial na Ericeira, que também por essa razaão, se chamou em tempos "Ouirceira".



Não negamos: é um bicho esquisito. E do mesmo modo confirmamos ser uma daqueles pitéus que tem de ser provado e apreciado pelo menos uma vez na vida (e não, não se vai magoar no processo).

Na prática, são poucos os que sabem manusear o ouriço-do-mar e dele extrair a sua parte comestível - no caso, as ovas - mas felizmente há um grupo de chefes nacionais destemidos que trata o ouriço-do-mar por tu e que se junta já partir do dia 24 de março, na Ericeira, não só para acabar com a sua má fama, mas sobretudo para provar que é possível transformá-lo em pratos criativos e sofisticados.



Está assim aberta a 4ª edição do Festival Internacional do Ouriço-do-Mar, uma iniciativa que junta os chefes Vasco Lello, Rodrigo Castelo, Bertílio Gomes, Marco Martini e José Pinheiro, entre outros, em mostras gastronómicas e showcookings com degustação. Juntam-se à festa 22 restaurantes locais, que até dia 8 de abril terão à prova pratos e petiscos à base de ouriço-do-mar, produtores e investigadores que vão explicar as suas propriedades, benefícios e variadíssimas utilizações.

Entre sábado e domingo à tarde passe pelo mercado da Ericeira e chegue-se às panelas dos chefes que vão estar por lá a cozinhar. A entrada é livre e ainda pode incluir uma ou outra prova de petiscos.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!