Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Goût de France: hoje o jantar é à grande e à francesa

  • 333

Aquele je ne sais quoi da cozinha francesa é interpretado esta noite em 36 restaurantes portugueses

Celebrar a gastronomia francesa. Este é o objetivo do evento que, ano após ano, abraça a essência desta cozinha elegante, e que já vai na quarta edição. O Goût de France e a “vitalidade da cozinha francesa” estão em destaque à mesa de 36 restaurantes nacionais, onde outros tantos chefes preparam pratos que simbolizam um estilo de cozinha que é sinónimo de “alegria de viver, de leveza, de optimismo e de prazer”.

Em 2018, a região francesa em destaque - com os seus produtos a servirem de base às criações - é a Nouvelle Aquitaine, rica pelo seu património gastronómico e enológico. Paul Bocuse, um dos chefes franceses mais influentes, que inspirou o filme Ratatouille, falecido recentemente, é também homenageado nesta edição do Goût de France.

Jantares de Epicuro, les bons temps
O evento, organizado por iniciativa do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros, contribui para a divulgação da cozinha francesa nos cinco continentes e em mais de 150 países.

Refira-se que esta iniciativa não é uma invenção recente, uma vez que remonta ao início do século XX, quando o chefe Auguste Escoffier começou a organizar os Jantares de Epicuro como forma de divulgar esta cozinha. Hoje, na sua quarta edição, o Goût de France recupera a ideia.

Já na época, o primeiro jantar reuniu cerca de quatro mil pessoas e, o último, juntou perto de 10 mil, em quase 150 cidades, em 1914, nas vésperas da I Guerra Mundial.

Em cada espaço, o menu é composto por um aperitivo, uma entrada, um ou mais pratos, queijo e/ou sobremesa, servidos na companhia de vinhos e champanhes franceses. Em Portugal são 36 os locais que acolhem jantares Goût de France / Good France.

Un Bistrô aveirense
Em Aveiro, o Bistroquet 5 bicas (Rua Eça de Queirós, 36. Tel. 234057270) restaurante - e simultaneamente bar de vinhos e garrafeira - habitualmente dedicado à cozinha francesa e europeia - ou não fossem os seus chefes e mentores Yohann e Silvia Bodier - integra a iniciativa e à sua mesa serve também esta noite sabores e néctares gauleses.

O menu tem início com um amuse bouche, prossegue com Rillettes de pato, pão e pepinos crocantes, seguindo-se o prato principal: Tranche de corvina, linguine com tinta de choco, alho francês frito, molho de manteiga e alho. Para sobremesa há um tradicional Crème brûlée. Acompanham a refeição os vinhos Sauvignon Clos du Beugnon 2016, Anjou, Loire, Anjou Rouge, Clos du Beugnon 2016, Anjou, Loire. O repasto fica por €22, com vinhos incluídos.

Conheça todos os participantes na iniciativa Goût de France e... bon appétit!

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!