Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

O cozido d' Os Courenses é o melhor prato de Alvalade

  • 333

Dezoito dias depois de muitas refeições, de pratos modernos, clássicos e tradicionais e de outros com alguma ousadia, foi encontrado o Sabor de Alvalade 2018. Ou seja, foi eleito, através da votação de cinco jurados, que visitaram cada um dos espaços, o melhor prato da freguesia. Este ano a escolha premiou o restaurante Os Courenses que seduziu o júri com um Cozido à Portuguesa.

Abastado, cheio de enchidos de primeira qualidade, de nacos suculentos de carne de vaca, porco e demais ingredientes, como a orelha, os legumes, o nabo, as cenouras, o feijão e um caldoso arroz, o Cozido à Portuguesa de Os Courenses pode ser apreciado à quinta-feira e ao sábado. A dose custa €20, para quem queira aventurar-se sozinho, há meias doses igualmente generosas a €10. Os restaurantes a concurso foram também avaliados pela apresentação do prato e pelo ambiente da sala, contando também na ponderação a eficácia do serviço.



Mas há mais para provar neste tradicional restaurante Os Courenses (Rua José Duro, 27-D, Lisboa. Tel. 210 469 514). Há dias certos para pratos emblemáticos, a segunda feira é dia de Bacalhau à lagareiro, quarta é dia de Pernil assado no Forno, de Filetes de polvo acompanhado com arroz do mesmo e de Mão de vaca com grão ou Dobrada à moda do Porto. Na quinta feira, para quem não aprecia o cozido, há também Pargo assado no Forno e à sexta, Arroz de Pato.



O concurso Sabores de Alvalade classificou, na segunda posição, o Restaurante O Luís, que este ano apresentou um Pica no chão de cabidela, cabendo a terceira posição aos restaurantes Golf Spot, com um Lombo de bacalhau confitado com crosta de broa, migas de couve e batata a murro e ao Pomar de Alvalade com um Arroz de Pato. Já o melhor doce, selecionado por votação na página do Facebook da Junta de Freguesia de Alvalade, foi o Suspiro com Frutos Vermelhos e Chantilly, do restaurante Harmonia de Sabores.



Em 2017 venceram na categoria de prato tradicional o Restaurante O Luís com Rojões à Minhota com Papas de Sarrabulho, a Barrosã com Posta Barrosã e o Borges com Bacalhau Assado à Lagareiro, enquanto nos doces o eleito pelo público foi o Pão de Ló do Real Pão de Ló.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!