Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Pitaria, a cozinha do Médio Oriente, segundo José Avillez

  • 333

Photographer: Bruno Calado

Chegou a Pitaria! Já são dez os restaurantes que José Avillez comanda. Ou melhor, são dez as marcas que levam o nome que é o símbolo maior da gastronomia nacional, e agora, do melhor do mundo, graças ao prémio internacional Grand Prix de l’Art de la Cuisine, que premeia “o melhor cozinheiro do ano”, e que é atribuído pela Academia Internacional de Gastronomia e que segunda feira foi anunciado.



Dividido entre Lisboa e o Porto, José Avillez não para e de forma discreta, numa entrevista a propósito do galardão recebido pela Academia Internacional de Gastronomia ao Expresso, anunciou já ter de portas abertas a Pitaria, um espaço mesmo em frente ao Bairro do Avillez, onde a especialidade são os sabores do Médio Oriente, servidos em pão pita.



Para comer no local, pequeno mas moderno, como os restantes restaurantes de José Avillez, há sempre 7 pitas à disposição, preparadas no momento e à vista, com os melhores ingredientes frescos. A carta sugere uma “Grega com abacate, tomate, abacate, pepino, alface, azeitona preta, queijo feta, orégãos e molho de iogurte e hortelã”, uma “Shoarma de porco, alface, tomate, coentros, pickles de cebola e molho de alho e iogurte”, e ainda uma “Shoarma de frango grelhado, alface, tomate, pepino, coentros e molho de alho e iogurte”.

Na Pitaria há ainda “Falafel com baba ganoush, falafel de grão, alface, tomate, agrião, baba ganoush, cebola roxa, romã e molho de iogurte e hortelã”, “Kebab, carne picada com especiarias, alface, tomate, pepino, cebola frita, pickles de nabo, azeitona verde e molho de mostarda” e “Sujuk, salsicha arménia, alface, tomate, cebola roxa, pickles de couve e molho de alho e iogurte”. A “Arais”, uma pita chapada, leva “carne picada com especiarias, queijo, chouriço de porco preto, alface, pickles de nabo, cebola roxa e coentros”.



A prioridade da Pitaria, avança José Avillez, é a “escolha de legumes e vegetais frescos, de forma a garantir que esta refeição não seja apenas simples e rápida, mas também equilibrada. O cuidado na escolha das ervas aromáticas e especiarias usadas em cada pita é também o que distingue esta carta”. Os preços das pitas variam entre €7 e €7,5 e podem ter como acompanhamento batatas fritas com za’atar ou batata doce frita. O menu fica completo com duas inesperadas sobremesas: a “Baklava, com natas frescas e flor de laranjeira” e o “Gelado de rosas, coco e pistácio”.

A Pitaria (Rua Nova da Trindade, 11 M, Lisboa), está aberta todos os dias, e fornece ainda serviço de take-away, para que possa provar em casa as especialidades do Médio Oriente, segundo José Avillez.

Com mais de 500 funcionários, o Grupo José Avillez, é já uma das referências na área da restauração em Portugal. É formado por vários restaurantes, cada um deles com um conceito único, como o Belcanto, Garfo de Ouro do Boa Cama Boa Mesa em 2017 e distinguido com duas estrelas Michelin, pelo Beco – Cabaret Gourmet, pelo Mini Bar, pelo Bairro do Avillez, que integra vários conceitos, e ainda pelo Cantinho do Avillez em Lisboa e no Porto, o Café Lisboa, a Pizzaria Lisboa e os três conceitos no Gourmet Experience do El Corte Inglés Lisboa - Tasca Chic, Jacaré e Barra Cascabel, e agora pela Pitaria.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!