Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Mês da Lampreia no restaurante Varanda de Lisboa

  • 333

Já se sabe que com o ano novo a entrar no calendário, chegam às ementas de vários restaurantes espalhados um pouco por todo o país, os pratos de lampreia, esse peixe de água doce que, devido à forma parecida com as enguias e com uma enorme boca em forma de ventosa também é conhecido como “bicho feio”. Confecionada de várias formas, é motivo de romaria a restaurantes perto de rios como o Minho ou o Mondego.



No entanto, não há necessidade de galgar quilómetros para apreciar o que muitos consideram uma verdadeira preciosidade. O restaurante Varanda de Lisboa, do Hotel Mundial, poupa-lhe o trabalho de se fazer à estrada e apresenta um menu dedicado à lampreia, entre hoje, dia 6 de fevereiro, e 18 de março. Mas, o cientificamente chamado de peixe ciclóstomos de água doce ou anádromos, da família Petromyzontidae (como se lê nas enciclopédias) não vem sozinho. À mesa chega também o sável em duas opções.



Na ementa especial do restaurante Varanda de Lisboa sugerem-se, como entradas, Ovas de sável em polme de coentros e maionese de laranja ou sopa do dia. Nos pratos principais, o chefe Queijo apresenta Arroz de lampreia à moda de Monção ou Lampreia à Bordalesa. Para os apreciadores de Sável, o menu tem como opção o Sável frito com escabeche de presunto e migada de batata ou Sável Dourado com açorda de frutos do mar.

Para finalizar a refeição, o difícil vai ser escolher a partir do famoso carrinho do restaurante Varanda de Lisboa, sempre recheado com sobremesas tradicionais e ainda com algumas propostas conventuais. O menu especial dedicado à lampreia custa €35, por pessoa, e acompanha com o vinho colheita particular do Hotel Mundial.

O restaurante Varanda de Lisboa (Praça Martim Moniz, 2, Lisboa. Tel. 218 842 000) está aberto entre as 12h30 e as 15h00 para serviço de almoços. Abre para jantar entre as 19h30 e as 22h00. Oferece ainda estacionamento gratuito, no parque do Hotel Mundial, mediante disponibilidade.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!