Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Xisto Week: sabores regionais de aldeia em aldeia

  • 333

A Xisto Week decorre até dia 14 de fevereiro e promete servir os melhores sabores regionais. Descubra os menus "Espírito do Lugar" e "Jantar a 4 Mãos", que integram esta iniciativa

Até dia 14 de fevereiro, a Xisto Week aposta em dar a conhecer os mais saborosos pratos regionais dos vários restaurantes, que integram as Aldeias do Xisto. Vários chefes foram desafiados a descobrir a essência destas aldeias do interior e os saberes gastronómicos ancestrais, que têm passado de geração em geração. Assim, nasceram os menus "Espírito do Lugar", ementas únicas desenhadas com as histórias e tradições dos habitantes destas aldeias.

O restaurante Adega dos Apalaches, que faz parte da rede das Aldeias do Xisto, apresenta no seu menu diversas entradas regionais, seguidas de Sopa na panela de ferro, Cabrito estonado em forno a lenha, migas de couve da horta, arroz de miúdos e batata padeiro e, para terminar, várias sobremesas regionais do dia. O menu, por €25 por pessoa, não inclui as bebidas.

Para além da Adega dos Apalaches, a lista aderentes integra uma dezena de restaurantes, entre os quais, o Fiado, Museu da Chanfana, O Pascoal, João Brandão, Sabores da Aldeia, O Buke, Santo Amaro, Casa Ti’Augusta, Varanda do Casal e D. Sesnando. Nestes espaços, os menus "Espírito do Lugar" sugerem pratos únicos como Couve recheada com migalhada de chanfana, Broa de enchidos, Canja de pato do rio, Tigelada da terra com geada e Crocante de nabada de Semide.

A Xisto Week sugere ainda a iniciativa “Jantar a 4 mãos”, que promete servir os melhores pratos regionais, elaborados por dois chefes. O primeiro está marcado para este sábado, dia 3 de fevereiro, no restaurante O Buke (Pampilhosa da Serra) e conta com o chefe residente Flávio Silva e o chefe convidado Vasco Lello. Já no dia 10, o jantar decorre no Museu da Chanfana (Miranda do Corvo), com os chefes Vítor Fernandes e Luís Miguel Rodrigues.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!