Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Largo do Paço: onde as estrelas continuam a brilhar

  • 333

Pedro Costa

Era fácil começar por falar do curto percurso de Tiago Bonito no restaurante Largo do Paço, na Casa da Calçada, em Amarante, com frases feitas, do género “chegou, viu e venceu”. Ou destacar o facto de ter surpreendido os meios da gastronomia nacional quando, poucos meses depois de aceitar liderar o restaurante de um importante hotel da capital, com apenas 30 anos, arriscar ao aceitar o comando do Largo do Paço, detentor de um Garfo de Ouro do Guia Boa Cama Boa Mesa e de uma Estrela Michelin.



Mas, também, seria redutor classificar Tiago Bonito apenas por estes momentos, É preciso recuar até 2011, quando foi Chefe Cozinheiro do Ano, e a 2016 quando, depois de sair do Algarve e ter entrado para o restaurante Lisboeta, na Pousada de Lisboa, ter sido galardoado como “Restaurante Revelação” pelo Guia Boa Cama Boa Mesa. A renovação da Estrela Michelin, com poucos meses na liderança da cozinha do Largo Paço, confirma estarmos perante um valor seguro da gastronomia nacional.



É, igualmente, importante referir que o Largo do Paço é um dos maiores "produtores" de Estrelas Michelin, em Portugal. Praticamente todos os chefes que estiveram à frente do restaurante, quando sairam, mantiveram este cobiçado galardão internacional.

Agora, quase a fazer um ano na liderança desta cozinha, o chefe Tiago Bonito, prova ser feito daquilo que é preciso para estar entre os melhores.



Basta dar uma vista de olhos pela oferta do Largo do Paço para perceber a genialidade do jovem chefe. Com dois menus de degustação e um serviço à carta, onde as origens de Tiago Bonito e a passagem pelo Algarve se destacam, nota-se, acima de tudo, um grande potencial de crescimento.

O Menu “Caminhos” (€105), apresenta “A Floresta” (Cogumelos Selvagens, Castanha, Avelã), “O Mar” (Sapateira, Pepino e Citrinos), “Perdiz Vermelha” (Presunto Bellota, Beringela e Vinho Tinto), e ainda um “Cozido à Portuguesa” com Bacalhau, Cabeça de Xara e Caldo do Cozido. A viagem continua pelo “Leitão à Bairrada” (Batata Confit, Salada Crocante e Laranja Sanguínea) pelo “Leite de Cabra” (Laranja, Noz e Cardamomo) e termina com “Há Algodão Doce” uma sobremesa que apresenta Arroz doce, Chocolate e Canela.

No Largo do Paço (Casa da Calçada, Largo do Paço, 6, Amarante. Tel. 255 410 830), há ainda o Menu “Identidade” e várias outras opções para provar à carta. Mas há, acima de tudo, a certeza de que Tiago Bonito se apresenta como uma aposta segura e que este é, e não são precisos os prémios para o demonstrar, um dos melhores restaurantes nacionais da atualidade.

Guia Boa Cama Boa Mesa 2017

Com o restaurante Largo do Paço, em Amarante, o Boa Cama Boa Mesa continua uma ronda semanal pelos premiados da edição 2017 do Guia Boa Cama Boa Mesa, quando faltam poucos meses para se conhecerem os vencedores deste ano. Recorde a lista dos melhores, no artigo Guia Boa Cama Boa Mesa: Restaurante LOCO e Belmond Reid's Palace vencem em 2017

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!