Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Amarante celebra São Gonçalo com tentações à mesa

  • 333

Boa comida, cultura e caminhadas. Este é o menu de um fim de semana gastronómico em que (quase) todos os caminhos vão dar a Amarante. Nos dias 12, 13 e 14 de janeiro, o concelho celebra o seu padroeiro, São Gonçalo, com um programa "apetitoso".

Há razões de peso para não faltar à décima edição da iniciativa Fins de Semana Gastronómicos, promovida pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal, em conjunto com os municípios. Para satisfazer o apetite, há especialidades locais como o cabrito serrano assado, o fumeiro tradicional – onde cabem o presunto, a chouriça e o bacon –, a vitela arouquesa ou maronesa e o bacalhau. Restaurantes como o Zé da Calçada, Taberna do Coelho, Tasquinha da Ponte e Pobre Tolo são alguns dos inúmeros estabelecimentos aderentes.

Ainda em sintonia com o prazer da gula, não deixe de passar na histórica Confeitaria da Ponte, onde se confecionam doces conventuais, como as lérias, os foguetes, os papos de anjo e bolos de S. Gonçalo. Nem de propósito, dia 13, entre as 16h00 e as 18h00, realiza-se uma conferência sobre "Doces conventuais e os seus segredos", com a presença de Cristina Castro, autora da coleção "A Doçaria Portuguesa", Isabel Maria Fernandes, diretora do Museu de Alberto Sampaio, Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães, e da investigadora Anabela Ramos. Aprenda mais sobre a história desta doçaria, assista a uma demonstração prática do fabrico dos doces e participe numa degustação. Encontro marcado para o auditório da Biblioteca Municipal Albano Sardoeira (antigo Mosteiro de Santa Clara), no Largo de Santa Clara.

Para dormir também existem muitas opções, como a Casa da Calçada, bem no centro da cidade, o renovado Hotel Navarras, a Pousada do Marão – S. Gonçalo, o Monverde – Wine Experience Hotel e o novo Des Arts Hostel and Suites.

Caminhadas e museus

A habitual caminhada pelos Caminhos de São Gonçalo, da responsabilidade da Douro Tâmega Expedições, vai decorrer no domingo. Tem início às 9h00, junto às Termas de Amarante. O percurso de nove quilómetros pode ser feito a pé, de bicicleta ou a cavalo.

Em Amarante, o Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso, a Casa da Granja e as igrejas de S. Domingos e de S. Gonçalo merecem uma visita. Espreite também o Centro Interpretativo das Memórias da Santa Casa da Misericórdia de Amarante ou Museu Acácio Lino, em Travanca.

As celebrações eucarísticas têm lugar na Igreja de São Gonçalo no sábado, às 17h30 e no domingo, às 11h00 e às 18h00. No final de cada celebração religiosa é feita a tradicional bênção e dádiva dos figos secos, em honra do santo, onde se agradece e apela a um "novo ano fecundo e favorável".

Para mais informações, contacte o Turismo do Porto e Norte de Portugal ou a Câmara Municipal de Amarante.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!