Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Restaurante Sala de Corte: adeus e até nova morada

  • 333

Um jantar de fim de ano assinala o encerramento de um dos restaurantes que ensinou Lisboa a comer carne maturada. Reabre em 2018 numa das emblemáticas praças do Caís do Sodré

Era certo e sabido que, para comer carne maturada em Lisboa, um dos destinos óbvios era o número 28 da Rua da Ribeira Nova, no restaurante Sala de Corte. Era também garantido que de faca na mão estaria Luís Gaspar, Chefe Cozinheiro do Ano 2017, que liderava a equipa e preparava os melhores cortes de carne, expostos na vitrina logo à entrada. Era, pretérito imperfeito, porque o Sala de Corte vai encerrar as suas portas no dia 31 de dezembro.



A ideia subjacente ao parágrafo anterior é razão de pânico para os verdadeiros apreciadores de boas carnes de Lisboa e arredores. Mas calma, porque o restaurante Sala de Corte fecha portas, mas vai voltar a abrir, sem data certa, (provavelmente ainda na primavera de 2018), numa sala ampliada, com maior capacidade e em plena Praça de Dom Luís I, uma das mais bonitas da zona do Caís do Sodré.

No novo espaço, a única diferença que vai encontrar é no tamanho da sala. À entrada, manter-se-ão a câmara de maturação (com várias peças de carne) e o bar, e a cozinha continuará aberta para a sala. Na ementa vão manter os clássicos, mas há agora espaço para inovações, sempre à volta do conceito “steakhouse” que trouxe fama ao restaurante Sala de Corte.



Para terminar um ano em grande para o restaurante Sala de Corte e para Luís Gaspar, foi preparado um menu especial que revisita alguns dos clássicos do restaurante e que já deixa antever algumas das novidades da “nova casa”. Este “Menu de Réveillon” inclui “Croquete de novilho, shitake e foie gras”, “Brioche de chouriço de porco preto, tomate e coentros”, “Tártaro de novilho, gamba da costa e aipo” e “Ovo, cogumelos, espargos e farinheira”.



Para encerrar 2017, o restaurante Sala de Corte apresenta “Special Meat com soufflé de espargos brancos e trufa, arroz cremosos de tomate, chouriço de sangue e ervilha torta”, “Tarte de limão merengada com gelado lemond curd e tomilho limão” e ainda “Chocolate, pistachio e framboesa”. Naturalmente, sendo uma noite de celebração, o jantar inclui “Wine Pairing”, Flute de champagne e Passas de uvas e têm o valor de €120. As reservas devem ser feitas para o 910 014 798, e pode escolher-se iniciar a refeição às 19h00, às 19h30, às 22h00 ou às 22h30.

Depois é dizer adeus ao ano que acaba e à sala que vai deixar de albergar o Josper e o aroma inconfundível da carne no assador.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!