Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

O Jantar do Ano: Quatro chefes "metidos ao barulho"!

  • 333

O jantar solidário está de regresso ao Convento do Beato, em Lisboa. Os chefes Justa Nobre, Vítor Sobral, João Rodrigues e Henrique Sá Pessoa apresentam quatro criações exclusivas para uma noite memorável.

Equilibrado, tradicional, saboroso e maravilhoso, é aquilo que os chefes prometem para O Jantar do Ano, uma experiência gastronómica única onde se juntam à mesa a cozinha regional e os vinhos de excelência da Adega Mayor. A prova oficial dos pratos realizou-se no Museu Nacional dos Coches.



No final da apresentação do evento OJantar do Ano, o Boa Cama Boa Mesa desafiou os quatro chefes a retirarem a jaleca e a vestirem o fato de críticos gastronómicos. Vitor Sobral intitulou a criação de Henrique Sá Pessoa de “equilibrada”. O chefe do restaurante Alma, vencedor de um Garfo de Ouro em 2017 apresentou um salmão curado com caldo de castanhas. Foi harmonizado com Adega Mayor Verdelho 2016. Vítor Sobral referiu ainda que “O Henrique teve o produto mais difícil de trabalhar. Fazer salmão para tantas pessoas, não é uma coisa fácil e foi muito bem conseguido".



João Rodrigues escolheu a palavra “tradição” para definir o prato de Justa Nobre. A chefe do restaurante O Nobre e do recém inaugurado À Justa no bairro da Ajuda em Lisboa, apresentou uma sopa rica de robalo à Justa, que harmonizou com um Adega Mayor Seleção 2016. João Rodrigues reconheceu ainda que “mais tradicional é impossível”.



Na hora de Henrique Sá Pessoa avaliar a proposta de Vítor Sobral, vencedor do Prémio Carreira do guia Boa Cama Boa Mesa em 2016, o chefe do Alma escolheu a palavra “sabor”. A proposta do chefe da Peixaria da Esquina é uma tomatada de bacalhau, batata doce e hortelã, harmonizada com um copo de Adega Mayor Caiado Rosé 2016. Sá Pessoa considerou ainda que este prato é “um reflexo da cozinha do Vitor, muito bem pensada”.



O prato de João Rodrigues, Chefe do Ano em 2016 à frente do Feitoria, Garfo de Platina do guia Boa Cama Boa Mesa também no mesmo ano, foi classificado por Justa Nobre de “maravilhoso”.
As bochechas de vitela, cogumelos e puré trufado de batata de João Rodrigues foram apresentadas com o Adega Mayor Reserva Tinto 2015.

Os jornalistas Clara de Sousa e Rodrigo Guedes de Carvalho associaram-se ao evento O Jantar do Ano como embaixadores e mostraram-se rendidos às criações dos chefes. Promovido pela Let's Help, uma plataforma de investimento que apoia negócios sociais, este jantar realiza-se a 11 de novembro, no Convento do Beato (Rua Beato, 44, Tel. 210 109 923), tem um custo de €45 por pessoa que reverte, integralmente, para apoiar as iniciativas da Let's Help.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!