Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Hotel Rural Quinta do Marco: elogio ao interior algarvio em jantar vínico

  • 333

O restaurante panorâmico desta unidade hoteleira na zona serrana de Tavira promove esta noite um jantar especial, em que a gastronomia regional é harmonizada com vinhos do Algarve

É quase um segredo. E, na verdade, muitas vezes apetece não o revelar. Mas, a verdade é que na zona serrana do concelho de Tavira, mais precisamente em Santa Catarina da Fonte do Bispo, uma pacata aldeia à beira da Serra do Caldeirão, resguarda-se um pedaço puro do Algarve.

No Hotel Rural Quinta do Marco, com uma vista magnífica que chega até à Ria Formosa, o restaurante panorâmico é quase uma bíblia da gastronomia algarvia. Sabores puros da região, da serra e do mar, trabalhados pela mão do chefe Benjamim Bívar que, por vezes, em pratos especiais, conta com a preciosa contribuição da experiência e gosto da família proprietária do hotel. Numa zona onde o azeite já tem fama internacional, são os produtos de época, alguns produzidos na própria quinta, que fornecem as ementas ao longo do ano. Ao almoço e ao jantar, com uma sala agradável e uma esplanada (que é coberta e pode ser fechada), com uma vista de encantar, é possível saborear e descobrir os sabores e aromas mais fortes da cozinha algarvia, altamente influenciada pelas gentes, correntes e brisas do Mediterrâneo.

É neste contexto que, esta noite (27 de outubro), o Hotel Rural Quinta do Marco (Sítio do Marco, Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira. Tel. 281 971 500 / 281 971 592) organiza um jantar vínico, com os rótulos algarvios Al-Ria, da Casa Santos Lima.

Assim, a partir das 19h30, vai poder contar com um cocktail de boas-vindas, seguindo-se um menu de elogio ao Algarve (pratos e vinhos). Carapaus alimados sobre cama de cebola roxa, mousse de beterraba, cenoura de conserva algarvia e azeitonas britadas recebem os convidados, com um copo de Al-Ria Rosé, seguindo-se, como entrada, um Creme de griséus com muxama e croutons de alho. Para os menos familiarizados, griséus é o nome que os algarvios dão às ervilhas. Como prato de peixe sugere-se Polvo à Lagareiro, acompanhado com Al-Ria Branco, e nas carnes, a serra volta a ganhar destaque com Chambão de borrego no forno com polenta campestre e legumes grelhados, harmonizado com Al-Ria Tinto. O tinto reserva resguarda-se para o final, para “casar” com a sobremesa: Parfait de figo. Com reserva obrigatória, este jantar custa €25 (vinhos incluídos).

Esta é uma excelente oportunidade de desfrutar do restaurante panorâmico do Hotel Rural da Quinta do Marco, que no final do ano irá ser objeto de obras de renovação. Perto de Tavira, mas numa zona mais interior, este hotel ganhou uma nova alma em 2016, resultado de uma nova abordagem e filosofia. Aqui, pretende-se mostrar o mais puro genuíno Algarve rural, com diversas atividades e experiências associadas. Cada um dos 24 quartos (a partir de €165) foi batizado com o nome de uma planta da região, que serve de inspiração para a decoração. Ao pequeno-almoço poderá perceber a diferença dos sabores, uma vez que grande parte dos produtos é oriunda da propriedade.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!