Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Mar Adentro: Um oceano de perdição, com jantar em terra e almoço a bordo

  • 333

Vista Restaurante

Carlos Sousa (c) 2014

O Vista Restaurante, liderado por João Oliveira, recebe hoje e amanhã a terceira edição do evento Mar Adentro, que promove a sustentabilidade e presta homenagem aos peixes do “nosso” Atlântico

Ainda para muitos um ilustre desconhecido, numa região polvilhada de restaurantes estrelados, o Vista e o seu chefe, João Oliveira, têm vindo a fazer um caminho seguro e com cada vez maior personalidade. Localizado no Bela Vista Hotel & SPA (Av. Tomás Cabreira, Praia da Rocha, Portimão. Tel. 282 460 280), um bonito palacete em cima de uma das falésias da Praia da Rocha, em Portimão, o Vista Restaurante iniciou em 2015, a partir da organização da Amuse Bouche , uma (quase) cruzada, em nome da sustentabilidade do mar português, dando destaque e holofote a peixes e mariscos menos conhecidos do público. Com o inestimável apoio de Pedro Bastos e da Nutrifresco , e com a participação de diversos chefes de topo da gastronomia nacional, o evento Mar Adentro já chegou à sua terceira edição, mantendo a ambição e os objetivos.

Com responsabilidade acrescida, uma vez que o Vista Restaurante conquistou em 2017, pela primeira vez, um Garfo de Ouro, atribuído pelo Guia Boa Cama Boa Mesa, a terceira edição do evento Mar Adentro promete dois grandes e memoráveis momentos gastronómicos.

Depois do sashimi de taínha, em 2015, e o taralhão (molusco), em 2016, este ano espécies como sarrajão (ou sarda), ostras plana e lírio prometem disputar a atenção de cozinheiros e comensais. Assim, esta noite (sexta-feira, 13 de outubro), o chefe João Oliveira convida para a sua cozinha Vítor Matos, do restaurante Antiqvvm, no Porto, e Luís Gaspar, responsável pelo restaurante Sala de Corte, em Lisboa. Para já, apenas se sabe que o menu do jantar vai integrar carapau negrão, lírio dos Açores e pampo, com alguns destes peixes a constarem da apresentação do evento que antecede o cocktail agendado para as 19h30.

No sábado, o evento deixa o conforto do restaurante e João Oliveira, vai ter a seu lado a técnica e criatividade dos chefes Vasco Coelho Santos, do espaço Euskalduna Studio, no Porto, Tiago Bonito, do Largo do Paço – Casa da Calçada, em Amarante. Mas, para que a experiência seja ainda mais intensa e única, o almoço vai ser servido num… barco de pesca! Da ementa vão constar peixes como taínha e merma (da família dos atuns), e moluscos como a lula gigante dos Açores. Antes desta experiência gastronómica, harmonizada com os vinhos biológicos da Niepoort, reforça-se a mensagem do evento Mar Adentro: “Alertar para a necessidade de se praticar um consumo variado e ponderado dos recursos marinhos, promover a sustentabilidade e homenagear o mar português”.

Cada experiência gastronómica tem o valor de €185 (vinhos incluídos) e é limitada a 34 pessoas. Reservas (caso ainda vá a tempo) devem ser feitas através do telefone 282 460 280 ou do email restaurante@hotel-belavista.com.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!