Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Foram e chamaram-lhe um Figu's: Uma quase crónica gastronómica

  • 333

Há restaurantes que impressionam por serem exatamente aquilo que não esperávamos deles. Foi assim com o Figu's, essa bela surpresa no centro de Lisboa

Há determinados preconceitos acerca de espaços de restauração em Lisboa, uns certas, outros de alguma forma errados. Sempre se disse que devem ser evitados os locais estrategicamente situados nas zonas mais turísticas, não é assim? Agora lembre-se daquela célebre frase: “Não negue à partida uma ciência que desconhece”.

Se lhe dissessem que ia jantar a um restaurante em pleno coração da baixa Pombalina, o The Beautique Hotel Figueira, na Praça da Figueira? A primeira reação seria a de que só poderá servir para turistas porque os preços são inflacionados e a comida nada de especial. Certo? Errado. Bastante errado, até.



O restaurante Figu's pode ser, e foi, uma agradável surpresa. Pelo serviço atencioso, simpático e nada pretensioso, e pela comida que é, efetivamente, boa. Poderá não receber um Garfo de Ouro no próximo guia Boa Cama Boa Mesa, mas nem todos os restaurantes têm de ambicionar a tal. Aliás, quanto mais genuínos forem melhor. O Figu's, apesar da localização (que na verdade é de exceção) e de toda a possível aura turística que possa emanar, não deixa de ser um restaurante "genuíno com um twist" - expressão acabada de inventar.

O Figu's tem ar daqueles restaurantes que podiam servir de cenário a uma qualquer série passada em Nova Iorque, tal a capacidade que o espaço tem de nos abstrair do sítio onde estamos. E todos sabemos que às vezes é preciso descansar da capital. O espaço é bem decorado, sóbrio e cómodo. É em Lisboa, mas podia ser no Soho, presumindo que continuaria a fazer tributo à gastronomia tradicional portuguesa.



Mas vamos à comida, que o texto já vai longo. Das entradas o destaque vai para a Morcela de arroz com puré de maçã, os Peixinhos da Horta e para os Ovos mexidos com farinheira e espargos. De seguida experimente o Polvo baby à Lagareiro, o Peixe-galo com risotto de espumante e gambas ou o Hambúrguer à Figueira de picanha, uma das especialidades da casa. A terminar, deixe espaço para o Cheescake de figo ou o Crumble de maçã.

O restaurante Figu's (Praça da Figueira, 17, Lisboa. Tel. 218 872 194) tem um preço médio de €30. A cozinha está aberta das 12h00 às 00h00.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!