Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Restaurante Maria do Mar: É preciso ter lata!

  • 333

A Rota do Petisco das Terras do Arade já começou e conta com mais de 165 restaurantes aderentes. No Maria do Mar, a cavala em conserva transforma-se num wrap fresco e original que vale a pena provar

Em terra de mar, existir um restaurante que homenageia a tradição piscatória fugindo do tradicional peixe fresco na grelha é sempre uma boa surpresa.

O Maria do Mar, em Portimão, é uma lufada de ar fresco exatamente porque faz uso da mesma matéria-prima, mas dispensa o uso de grelha e carvão e ainda assim consegue uma ementa com mais de 300 opções.
Trata-se de um restaurante e loja de conservas dedicado aos sabores do mar enlatados, onde mais do que o habitual atum em azeite, ou sardinhas em tomate picante, vai buscar os produtos locais de excelência para levar à mesa o melhor que o mar oferece. A muxama de atum, produzida no Algarve há mais de dois mil anos e que, reza a lenda, terá sido uma das heranças gastronómicas deixada pelos Fenícios, é uma das estrelas do cardápio e uma das mais procuradas por quem procura levar uma recordação do receituário típico do sul. Não é fácil, senão impossível, de encontrar nos supermercados tradicionais e, talvez por isso, seja um dos petiscos mais bem cotados da região. No espólio do Maria do Mar, aliás, encontra praticamente tudo o que não existe nas grandes superfícies, com a grande vantagem de poder provar as conservas ali mesmo, com um cestinho de pão aromatizado com alho e azeite, tomate, manjericão, vinagre balsâmico e coentro ou salsa em rama e um copo de vinho ou uma cerveja a acompanhar. A equação é simples: passeia-se pelas prateleiras, selecionam-se os favoritos, entre os filetes de cavala, a tiborna de sardinha, as petingas, a chaputa e espera-se que aterrem no prato em versão de petisco. Ao preço de cada lata, se a ideia é comer no local, acresce o preço de €2,5.
Até 15 de outubro, o Maria do Mar é um dos 165 restaurantes incluídos na Rota do Petisco - Terras de Arade 2017, que percorre os quatro concelhos da bacia do Arade (Portimão, Monchique, Silves e Lagoa) para promover a gastronomia da região e a partilha à mesa. Em casa um dos estabelecimentos aderentes vai estar um petisco em destaque, com o preço fixo de €3, com bebida incluída.
No Maria do Mar, o destaque vai para o Wrap do Mar, com cavala e vegetais, prefeito para um final de tarde a dois.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!