Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Conservas e vinho: petiscar à moda do Porto

  • 333

Para celebrar os dias ainda com calor e a vista sobre o Douro, presta-se homenagem à mesa às conservas tradicionais portuguesas e aos sabores típicos da nossa costa

Apesar dos dias insistirem em terminar mais frescos, de um casaco ser obrigatório e dos dias ficarem cada vez mais curtos, ainda há muito verão para aproveitar. Até 22 de setembro ainda estamos (oficialmente), na estação de maior calor, pretexto perfeito para preferir as esplanadas, as noites com amigos e a partilha de petiscos entre dois dedos de conversa. A pensar nesta realidade, o VINUM Restaurant & Wine Bar apresenta, um novo conceito gastronómico. São as conservas a estrela da carta e, claro, os sabores tradicionais vindo da costa portuguesa.

Para dividir, a dois ou em grupo, o VINUM Restaurant & Wine Bar (Grahams Port Lodge – Rua do Agro, 141, Vila Nova de Gaia. Tel. 220 930 417) oferece mais de 25 variedades de conservas que inspiram criações à base de sardinha, cavala, carapau, atum, espadarte, lulas, bacalhau, mexilhão e berbigão. Mas para que cada prato não chegue sozinho, há sempre uma harmonização para cada uma, com base nas mais de 20 referências de vinhos disponíveis no serviço a copo. Mas os petiscos não se ficam por aqui. Há ainda espaço para degustar ostras do Algarve, Atum dos Açores marinado com molho de soja e sésamo ou uma seleção de queijos DOP.



No VINUM Restaurant & Wine Bar há então para provar Sardinhas, “Vianapesca em azeite sem pele nem espinhas”, “La Góndola em azeite”, “Tricana sem pele”, “Luças em azeite e limão”, “Pinhais picante” e “Prata do Mar com caril”. As Cavalas são “Tricana com limão”, “Pinhais em azeite picante”, “Pinhais em tomate”, “Ramírez fumada”, “Minor cavalinhas em azeite”, “Cocagne em azeite” e “Briosa em azeite e especiarias”. Os carapaus não podiam faltar, apresentando na carta os “Tricana com temperos”, “Minor em azeite”, “Pinhais em azeite” e “Briosa carapauzinhos em azeite”.

Sendo Portugal um tradicional consumidor de Atum, as propostas do o VINUM Restaurant & Wine Bar passam por “Lucas em azeite”, “Tricana em azeite”, “Santa Catarina com molho cru”, “Porthos em óleo vegetal picante” e “Briosa em azeite, cebola e louro”. A secção do Espadarte apresenta “Lucas em azeite” e “Briosa em azeite picante”. As Lulas são “recheadas La Góndola” e o Bacalhau, outro clássico à mesa portuguesa, chegam o “La Rose com azeite e alho” e o “Briosa em azeite”. Continua a oferta com os Mexilhões “Tricana picantes”.

Na secção dos Berbigões, o VINUM Restaurant & Wine Bar dá um pulo à Galiza e apresenta os “Casa Santoña”. Do País Vasco chegam as Anchovas “Olasagasti em azeite”. Há seis vinhos brancos a copo na carta, para harmonizar com estas propostas, três espumantes, e sete vinhos tinto à disposição. Naturalmente, a “fatia de leão” da carta vai para os Vinhos do Porto, com 12 propostas, todos da marca Graham’s. Os preços dos petiscos variam entre os €5 e os €14.

O VINUM Restaurant & Wine Bar é um restaurante localizado nas Caves Graham’s 1890, em Vila Nova de Gaia, inaugurado em fevereiro de 2013 e com uma vista privilegiada sobre a Ponte D. Luiz e o rio Douro. O projeto está inserido na reabilitação das caves, e é o resultado de uma parceria entre a família Symington, produtores de vinho do Porto há mais de 130 anos, e a família Sagardi, originária do País Basco, que tem vindo a levar a cozinha Basca e o rigor da sua tradição aos quatro cantos do mundo.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!