Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Pesqueiro 25: Venha a nós um Brunch de Marisco!

  • 333

Jorge Sim\303\243o

No novíssimo restaurante Pesqueiro 25 o dia começa com o melhor que o mar pode oferecer. O brunch em Lisboa nunca mais vai ser o mesmo!

É a mais refrescante ideia deste verão, no que ao brunch diz respeito. Esqueça os sumos detox, os pãezinhos com passas, as granolas e os croissants acabados de fazer com manteiga sem sal. Esqueça também os copos de leite, os pratos com fiambre e vários tipos de queijo e os doces enfeitados com frutos vermelhos. O brunch que está a agitar Lisboa não tem nada disso. Tem marisco, tem cerveja, tem pão torrado e tem maionese, afinal de contas, os aliados naturais do bom marisco.

A ideia de subverter as regras do brunch surgiu no restaurante Pesqueiro 25, que abriu portas no dia 25 de Abril no primeiro piso do número 15 da Rua Nova do Carvalho, em Lisboa (Tel. 916 781 281). Enquanto for oficialmente a estação do calor, de terça-feira a domingo, e sempre das 12h00 às 15h00, serve-se Brunch de Marisco, uma ideia arrojada de João Diogo Mendes e César Lourenço.

Em vez de haver o tradicional buffet com tudo pronto a misturar, salgado com doce, quente com frio e sabe-se lá que outras combinações, no Pesqueiro 25 vem tudo ter à mesa. Devagarinho, sem pressas, numa espécie de viagem pelos sabores do mar. Primeiro chegam as típicas entradas da marisqueira: o “pão torrado”, o “presunto de pata negra” e o “queijo seco”, bem como a “maionese” e a “salada”, ambas à Pesqueiro 25.

Na cozinha, enquanto as entradas desaparecem, prepara-se a parte principal do Brunch de Marisco, chegando depois à mesa uma enorme tábua com percebes, canilhas, sapateira, búzios, burrié, camarão da costa, camarão de Moçambique ou lagostins. Naturalmente, caso o mar seja caprichoso, na próxima semana pode haver alguma alteração, mas, essencialmente será esta a base do Bbrunch de Marisco, que leva ainda “picadinho de búzios com camarão”, “camarão à la guillo” e as “amêijoas à Bulhão Pato”.



Para fazer companhia ao Brunch de Marisco do restaurante Pesqueiro 25 são servidas duas bebidas, que podem ser copos de vinho, imperiais ou refrigerantes, por cada pessoas participante. Há ainda água à discrição e café. Para finalizar, nas sobremesas, uma pescaria final ou fruta. Este original brunch custa €41,25.

Mas, o Brunch de Marisco não é a única novidade do universo Pesqueiro 25. A casa mãe em São Martinho do Porto passa a chamar-se Pescaria Final. À sociedade entre João Diogo e o empresário Alexandre Mota, junta-se agora Daniel Casanova, um jovem chefe de apenas 23 anos – com oito de restauração –, que assume a responsabilidade da cozinha do espaço localizado na Rua Cândido dos Reis, em São Martinho do Porto.

Para 2018 está prevista a abertura do Pesqueiro 25 no Porto, que à semelhança do de Lisboa, vai estar instalado no 262 Boutique Hotel. À exceção do Brunch de Marisco, confinado à marisqueira de Lisboa, e do peixe fresco, em São Martinho do Porto, a carta é igual nas duas marisqueiras: Pesqueiro 25 e Pescaria Final.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!