Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Luis Gaspar é o novo Chefe Cozinheiro do Ano

  • 333

CATIA BARBOSA

O mais importante concurso de cozinha para profissionais em Portugal consagrou o chefe do Restaurante Sala de Corte. O prémio Escolha de Imprensa foi para Nuno Fernandes do Restaurante O Talho

O jovem Luis Gaspar, que habitualmente está atrás dos fogões no Restaurante Sala de Corte, em Lisboa, foi o grande vencedor da edição 2017 do concurso Chefe Cozinheiro do Ano. Sucede a Rui Martins, chefe da cozinha do restaurante RIB Beef & Wine, no Porto. Luis Gaspar tem 26 anos e trabalha há 9 anos, tendo iniciado a carreira no Pestana Palace Hotel. Seguiram-se locais como o Grande Real Villa Itália, em Cascais e o Real Palácio, em Lisboa.



Numa disputada final em duas mão, o júri decidiu ainda que Nicu Iastremschii, do restaurante LOCO, em Lisboa e vencedor do Garfo de Platina na edição 2017 do guia Boa Cama Boa Mesa seria o segundo classificado, seguido, na terceira posição, por Nuno Fernandes, do restaurante O Talho, em Lisboa. O Chefe do restaurante de Kiko Martins seria ainda distinguido com o prémio Escolha de Imprensa, atribuído este ano pela primeira vez.



Para chegar à vitória, Luís Gaspar apresentou na competição um menu completo com a entrada Sopa da Pedra, Caldeirada de Bacalhau Salgado Seco da Noruega, Vitela, mão de vaca e grão e Brisa do Liz de amêndoa e limão. O Prémio Helmut Ziebell foi entregue à sobremesa confecionada pelo chefe vencedor da edição deste ano.



O júri da edição 2017, a numero 28 da história, foi constituído pelos chefes Nuno Mendes da Chiltern Firehouse, Londres, André Silva do Porta em Bragança, André Magalhães da Taberna da Rua das Flores, João Rodrigues do Feitoria, José Avillez do Belcanto e Nuno Diniz do Tágide, todos em Lisboa, e ainda pelos chefes Helmut Ziebell e Orlando Esteves, mestres da profissão.

Nicu Iastremschii, o segundo classificado, tem 27 anos e é chefe de cozinha no restaurante LOCO, em Lisboa. É profissional de cozinha há 8 anos, tendo passado por locais como o Hotel Sheraton Lisboa e o restaurante Bica do Sapato. Nuno Fernandes, terceiro classificado, tem 32 anos é chefe de cozinha e gerente do restaurante O Talho, em Lisboa. Os 10 anos de carreira já o levaram a várias cozinhas mundiais, como o The Greenhouse Restaurant, em Londres e o Gaggan, na Tailândia.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!