Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Serviço de Vinho a Copo: Os 10 melhores restaurantes são…

  • 333

Pelo quinto ano consecutivo, o Guia Boa Cama Boa Mesa avaliou a qualidade do serviço de vinho a copo dos restaurantes portugueses. Conheça agora os 10 melhores.

Reforçando a necessidade dos restaurantes portugueses apresentarem, cada vez mais, um serviço de vinho a copo de qualidade, foram selecionados os melhores exemplos, com base em critérios como a qualidade e quantidade da oferta, os copos utilizados, o serviço e o aconselhamento das equipas de sala. A escala de avaliação, publicada na edição 2017 do Guia Boa Cama Boa Mesa varia entre 0 e 5, com as notas iguais ou superiores a 3 a indicarem um Serviço de Qualidade, e acima de 4,5, um Serviço de Excelência. Conheça a lista dos 10 restaurantes, por ordem alfabética, com o melhor serviço de vinho a copo em Portugal.

Belcanto
Premiado com um Garfo de Ouro na edição 2017 do Guia Boa Cama Boa Mesa, o restaurante liderado por José Avillez também mostra a sua excelência na oferta de vinhos a copo, com cerca de 50 opções, entre champanhes, rosés, brancos, tintos e licorosos de sobremesa. Também os menus de degustação são perfeitamente harmonizados por uma seleção de vinhos preparada pelo escanção de serviço. O restaurante Belcanto está mais bonito, mais moderno e mais elegante, palco perfeito para o desfile da criatividade máxima a que Avillez já habituou o mundo da gastronomia.
Largo de São Carlos, 10, Lisboa. Tel. 213 420 607

Cafeína
Se há restaurantes que se tornam símbolo de uma cidade, o Cafeína é um deles. O Porto não seria o mesmo sem este espaço que há mais de 20 anos é sinónimo de sobriedade e boa mesa. Polivalente, o espaço presta-se a refeições mais ou menos intimistas numa carta atenta a tendências mas que mantém inalterado o padrão de qualidade. A carta de vinhos, completíssima apresenta-se num tablet que permite explorar em detalhe cada região, vinho, produtor e até casta, acompanhando na perfeição a cozinha mediterrânica com assinatura de Camilo Jaña.
Rua do Padrão, 100, Porto. Tel. 226 108 059

DOP
Se ao almoço a cozinha do restaurante DOP apresenta uma matriz mais informal, a incluir diversas sugestões do dia no menu executivo, ao jantar realça-se toda a sobriedade e elegância da sala e da carta, numa cozinha que constantemente regressa às raízes tradicionais e transmontanas do chefe Rui Paula. Entre novidades surgindo ao ritmo da sazonalidade e os favoritos que se mantém como imagem de marca, surgem também os menus de degustação, ótima montra para esta cozinha singular. A abrangente carta de vinhos é excecional e alberga uma fantástica seleção a copo.
Largo São Domingos, 18 (Palácio das Artes), Porto. Tel. 222 014 313

Feitoria
As distinções nacionais, a par de outras tantas (deveriam ser mais) internacionais, fazem do trabalho de João Rodrigues, o timoneiro desta nau, ancorada em feitoria segura, numa das melhores experiências gastronómicas em Portugal. Antes de conhecer mais pouco do trabalho do chefe, é importante referir todo o empenho, alegria e profissionalismo da equipa de sala, liderada pelo escanção André Figuinha. A carta de vinhos do restaurante Feitoria é exemplar e a oferta de vinhos a copo é extensa e abrange todo o território nacional. Uma das formas de conhecer alguns das propostas é através dos menus de degustação devidamente harmonizados.
Altis Belém Hotel & Spa, Doca do Bom Sucesso, Lisboa. Tel. 210 400 200

Great Tastings
É uma das novidades do último ano, no que à oferta de vinho a copo diz respeito. O Great Tastings é um pequeno restaurante, na zona da Estefânia, que dispõe de 150 referências dos melhores vinhos a copo portugueses. A seleção é criteriosa e o serviço mostra que aqui sabe-se tratar muito bem o vinho. Existe ainda a vantagem do espaço também vender qualquer uma das referências, dispor de uma pequena montra de produtos "gourmet" e a comida superar as expectativas, pela apresentação e pelos sabores. Este é um restaurante que merece mais do que uma visita atenta. Organiza regularmente jantares vínicos.
Rua Passos Manuel, 91 A, Lisboa. Tel. 218 246 833

Restaurante The Yeatman
O chefe Ricardo Costa revela mais do que nunca o seu talento. Se a alma lusitana continua a revelar-se a cada prato, entre ingredientes da terra e principalmente do mar, no restaurante The Yeatman há um novo cosmopolitismo na sua cozinha, que revela novos jogos de sabores, entre oriente e ocidente. A incrível carta de vinhos, montra de mais de 1200 referências é um manual de consulta só por si interessante, embora dificulte bastante qualquer decisão. Conte com o aconselhamento conhecedor do sommelier e com a ajuda do wine jornal que reduz a 83 as propostas apresentadas – todas disponíveis a copo – por cada parceiro vínico do hotel.
The Yeatman, Rua do Choupelo, Vila Nova de Gaia. Tel. 220 133 100

Taverna do 8 ó 80
Apesar da localização, em frente ao mar na avenida marginal, sempre se percebeu que aqui não haveria lugar para as tradicionais e repetidas até à exaustão receitas clássicas regionais. Nesta agradável Taverna do 8 ó 80 a aposta é nos produtos do mar e da serra, servidos de forma atrevida e contemporânea, com apresentações cuidadas sempre com o melhor dos produtos disponíveis no mercado. Aposta numa invejável carta de vinhos, com mais de 80 rótulos a copo, recebendo prémios pela forma esmerada com que o serve, e tem ainda uma completa carta de gin.
Avenida Manuel Remígio, Edifício Atlântico, Loja 8, Nazaré. Tel. 262 560 490

Mon-Chic
Conquistou, na edição 2017 do Guia Boa Cama Boa Mesa, o Prémio Revelação, para a vertente dedicada aos restaurantes. Aqui, o mais evidente, na criativa carta apresentada por Louis Anjos e pela equipa que lidera, é o enaltecer do Algarve, do litoral à serra. Honra-se o produto e busca-se inspiração em coisas simples, como as modestas olarias de colorida loiça, os olivais da beira da estrada ou pequenos detalhes em ruas ou esplanadas. Cabe toda uma região à mesa, sucedendo-se no menu de degustação pequenos apontamentos que surpreendem em crescendo, colocando Monchique no mapa e o chefe sob a atenção da comunidade gastronómica. A garrafeira e a oferta de vinhos a copo acompanham a excelência do restaurante Mon-Chic.
Macdonald Monchique Resort & Spa, Lugar do Montinho, Monchique. Tel. 282240110

Restaurante G
Este é um projeto de dois irmãos, Óscar e António Gonçalves (o primeiro na cozinha, o segundo nos vinhos e na sala), com experiência familiar na restauração e que assumiram a gestão da pousada. Neste contexto, reuniram o melhor que a terra transmontana tem para oferecer e é muito, das hortícolas às carnes, do azeite ao vinho, e elevar a fasquia através de uma cozinha criativa e sem preconceitos. A linha orientadora é prestar homenagem aos produtos através das mais modernas técnicas, transformando o Restaurante G numa verdadeira alavanca gastronómica de Trás-os-Montes. A oferta de vinhos, muitos a copo, surpreende a cada refeição. O espaço está a ser objeto de obras de renovação e modernização.
Pousada de Bragança, Rua Estrada do Turismo, Bragança. Tel. 273 331 493

Varanda do Ritz
Tal como o hotel e o restaurante, a carta de vinhos é elegante, requintada e cheia de detalhes. Merece ser vista e lida com toda a atenção, sem que isso, dispense, antes pelo contrário, o excelente trabalho de aconselhamento da equipa de escanções do restaurante Varanda. Na abertura da secção dedicada aos vinhos a copo pode ler-se: “A prova de vinhos é uma arte e como tal suscetível de ser aprendida” – uma citação do enólogo Émile Peynaud. A oferta é abrangente, dos champanhes aos tintos, sem esquecer os vinhos de sobremesa. Atente nas descrições das notas de prova e aproveite ao máximo uma excelente experiência gastronómica, com assinatura do chefe Pascal Maynard, tanto à carta, como através dos três menus de degustação.
Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, Rua Rodrigo da Fonseca, 88, Lisboa. Tel. 213 811 400

(Texto publicado no Expresso diário de 27/04/2017)

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!