Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Restaurante Mon-Chic: a revelação do ano!

  • 333

No menos provável Algarve, no meio da serra e longe do mar, surge a surpresa do ano na restauração. A experiência e a criatividade de Louis Anjos encontraram aqui o palco perfeito para desfilar

Quando o sol começa a descer em direção à linha do horizonte e se cruza com o mar, é o momento perfeito para iniciar uma refeição no restaurante Mon-Chic no novo Macdonald Monchique Resort & Spa em Monchique. Pelas janelas a luz torna-se mágica e a paisagem ainda mais imponente, sobre a serra e o mar ao longe. Mais do que cenário, a vista torna-se companhia ao jantar deste Mon-Chic, o restaurante premiado na edição 2017 do Guia Boa Cama Boa Mesa como Revelação do Ano, potenciando qualquer que seja a escolha feita no menu que regularmente apresenta.

Há várias opções neste Mon-Chic, à carta ou degustação. A constante é a criatividade e a utilização de produtos locais, com o intuito em enaltecer o Algarve, do litoral à serra. Em cada prato honra-se o produto e busca-se inspiração em coisas simples, como as modestas olarias de colorida loiça, os olivais da beira da estrada ou pequenos detalhes em ruas ou esplanadas. Na verdade, cabe toda uma região à mesa, sucedendo-se no menu de degustação, chamado Mon-Chic, pequenos apontamentos que surpreendem sempre em crescendo.


Há, em cada prato servido no Mon-Chic, além de uma atenção ao sabor, a preocupação de o tornar visualmente agradável, lembrando sempre aquela máxima de que os olhos também comem, e da qual o cenário também volta a fazer parte. Habitualmente tudo começa com uma recriação da broa de milho com sardinha, típicos dos arraiais de verão. A sardinha surge braseada e com coulis de tomate e pimento, sobre uma bolacha de farinha de milho, alho e ervas aromáticas. Merecem ainda destaque, na secção dos snacks, a inusitada lata de conservas onde são servidos os percebes e os tremoços, acompanhados por uma cerveja artesanal do Algarve, num prato Numa Esplanada Algarvia chamado.

A restante carta apresenta ainda uma terrina de porco, crocante de orelha de porco, puré de milhos aferventados da Serra de Monchique, feijão e morcela de farinha, um bacalhau fresco ligeiramente curado, tradicional açorda de coentros, puré de cherovia, legumes jovens e emulsão de azeite e ainda uma terrina de bochecha e rabo de boi estufado, lombo corado, gnochis de batata acompanhado de nabo, cenoura , ervilha de quebrar e molho de estufado.

Mas há muitas surpresas a explorar na carta do Mon-Chic, ditadas pela sazonalidade e pela fartura dos mercados, sendo impossível não falar nas azeitonas que chegam antes da sobremesa, que atrevidamente dizem ter sido esquecidas nas entradas, que são afinal laranjas Kumquat e que confirmam o potenciar do génio criativo da cozinha.

Mais do que uma revelação, este é um espaço que se afirma como um dos mais interessantes do interior algarvio e uma boa razão para deixar a praia e partir para a serra, à descoberta de magníficas surpresas neste Mon-Chic, no Macdonald Monchique Resort & Spa, no Lugar do Montinho em Monchique (Tel. 282 240 100). Louis Anjos é ainda responsável pelos restantes restaurantes da unidade. A Petiscaria é um restaurante de vinhos e petiscos, cujas especialidades são os produtos locais e sazonais. Na Pizzaria da Serra é possível desfrutar do autêntico sabor de Itália, num espaçoso terraço ao ar livre. Os pratos variam de pizza a massas e incluem alguns dos ingredientes italianos mais famosos como salame, queijo de ovelha e azeite, acompanhado pelos melhores vinhos italianos. No Mercado Culinário apresentam-se pequenos-almoços, almoços e jantares buffet temáticos nacionais e internacionais.


Louis Anjos
nasceu em Yonkers, no estado de Nova Iorque, nos EUA em 1982 e cresceu em Minde, no concelho de Alcanena, em Santarém. Ingressou com 15 anos no curso técnico de cozinha/pastelaria na Escola de Hotelaria de Fátima. Depois de trabalhar nas proximidades partiu para o sul do País, onde integrou as equipas de cozinha do hotel Vila Vita Parc, em Porches, e mais tarde na Adega dos Frades, o restaurante do Hotel Vila Batalha. Regressou a sul para o o Vilalara Thalassa Resort e, um ano depois, passou a fazer parte do Morgadinho, o restaurante do Suites Alba Resort & Spa, em Lagoa.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!