Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Gôut de France: Antiqvvm interpreta cozinha francesa

  • 333

Qual é o significado da palavra gourmet? A resposta é hoje dada em jantares que celebram a gastronomia gaulesa em 32 restaurantes espalhados pelo país e quase 2 mil por todo o mundo.

Símbolo máximo de sofisticação e elegância à mesa, França é sinónimo de alta cozinha e gourmet. A interpretação desta cozinha singular mostra-se à mesa de 32 restaurantes portugueses esta terça-feira, 21 de março, para celebrar, pelo terceiro ano consecutivo, o evento Gôut de France.

Pelo mundo fora, a iniciativa gastronómica junta 2 mil chefes de cozinha. O objetivo é “homenagear a excelência da cozinha francesa, a sua capacidade de inovação e os valores que ela transmite: partilha, prazer, respeito pela saúde dos seus contemporâneos e pelo planeta”, pode ler-se num comunicado do evento.

Os restaurantes aderentes servem esta noite, ao jantar, um menu “inspirado no ‘savoir faire’ francês que presta homenagem à excelência da cozinha francesa”.

Elegância à mesa

Obedecendo a um fio condutor que valorize a gastronomia francesa em toda a sua diversidade, cada menu deve testemunhar uma cozinha preocupada com o "comer bem" e com o ambiente, usando menos gordura, açúcar e sal.

Um dos espaços aderentes é o restaurante Antiqvvm (Rua de Entre Quintas, 220), no Porto, cujo menu reflete bem este requintado "saber fazer". Entre sabores e aromas, o repasto, marcado para as 20h00, sugere os aperitivos Cremant de Bourgogne – Veuve Ambal Cuvée Brut; Ostra – Caviar – Pepino – Maçã – Amêndoas, com Champagne Jacquart Brut Mosaique; Vieira – Aipo – Trompetas da morte – Riesling, na companhia de Trinbach – Riesling Classic 2013; Robalo – Manteiga da Bretanha - Camarão – Ratatouille – Estragão, com Domaine Luis Latour – Duet “Chardonanay – Viognier” 2014; Lombo de Novilho Charolês – Foie Gras – Trufa – Tupinambor, para saborear com Confuron Contetidot – Bourgogne Pinot Noir 2013 e Tarte Tatin – Pêra – Açafrão- Toffé – Baunilha - Praliné - Avelã, acompanhado por Châteaux de Suau – Sauternes 2012. O jantar fica por €90 por pessoa. Cada restaurante compromete-se a entregar 5% das vendas à uma ONG local, cuja obra se volte para o respeito da saúde e do ambiente.

Conheça todos os restaurantes aderentes ao Gôut de France por região:
Açores: Anfiteatro, em Ponta Delgada
Madeira: Armazém do Sal, Il Gallo d’Oro e Madeira Bay View, no Funchal
Algarve: Vila Joya, em Albufeira, Vista Restaurante do Hotel Bela Vista, em Portimão, e Le Rendez-Vous, em Vilamoura.
Centro: Casas do Bragal e Escola de Hotelaria e de Turismo de Coimbra,
Porto e Norte: Lado B Café, Tapa Bento Trindade, Tapa Bento São Bento, Poivron Rouge, Antiqvvm e Escola de Hotelaria do Porto, Memorial, em Leça da Palmeira, Cheddar Grill & Fondue, em Matosinhos, Vintage, em Lamego, A Margarida, em São Romão, na Guarda.
Lisboa: Adlib, L’Anisette, Bastardo, Belcanto, Bistro Edelweiss, Bistro 4, Comptoir Parisien, Cozinha Popular da Mouraria, Guarda-Mor, Lisboète, River Lounge, Escola de Hotelaria de Lisboa, e Hemingway, em Cascais.

Este ano, a terceira edição do evento “Sabores de França em Festa” integra um concurso gastronómico nas Escolas de Hotelaria de Lisboa, Coimbra e Porto, cujos menus vencedores serão servidos entre 21 e 24 de março.

Ainda no mesmo âmbito, no dia 23, entre as 18h30 e as 21h30, a Embaixada de França promove uma apresentação sobre a gastronomia da região de Lyon: “Trésors gastronomiques de la région lyonnaise : quelques exemples à (re)découvrir et à déguster”.

Saiba tudo no site official do Goût de France / Good France

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!