Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Mèm Restaurante: Eis que chegam os “Filhos do Mar”

  • 333

Samuel Silva convida Noélia Jerónimo para a cozinha e o resultado é um menu único e cheio de criatividade, onde o Algarve é servido por quem o conhece como ninguém

Na apresentação do jantar onde Samuel Silva convida Noélia Jerónimo para partilhar a cozinha, aquele que é um dos mais criativos chefes do Algarve diz: “Partilhamos as mesma patologias crónicas que são, viver 24h a cozinha, o amor pelo Algarve, pela gastronomia do mundo, pela frescura e sazonalidade dos produtos, a fixação pelo mar, os cheiros e sabores que ele nos trás para dentro das nossas cozinhas”. Palavras suficientes para esta sexta-feira, dia 3 de março, nasçam, da junção destes dois chefes, os “Filhos do Mar”, um menu exclusivo, que hoje desfila pelas mesas do Mèm Restaurante.

Já se percebeu que esta é uma noite especial. Noélia Jerónimo deixa Cabanas de Tavira e ruma a Loulé para, a convite de Samuel Silva, chefe do Mèm Restaurante preparar uma refeição única. Longe das praias e no quase Algarve profundo, as propostas prometem surpreender e confirmar que a dupla é das mais dinâmicas a sul de Portugal e a ter em conta na hora de dizer quem é quem na gastronomia nacional.

Para surpreender, esta noite o jantar começa com “Creme de alho branco e amarguinha, com pipocas de galera”. Segue-se um “Ceviche de peixe” e um “Polvo, molho indiano, madalena de cenoura, cebolinha recheada com Tamarindo e puré de Maçã e Cardamomo”. O prato seguinte é uma “Cataplana de peixe desconstruída” que antecede o “Atum "Al Pedro Ximenez", puré de tagarnina, manteiga de pinhões, e chutney de tomate Bella Rosa”, estes últimos cultivados na horta do Mèm Restaurante.

Da criatividade de Samuel Silva e Noélia Jerónimo vão sair ainda um “Filete de Peixe Galo com Açorda de conquilhas”, terminando a refeição com um “Terroir de Chocolate, shimeji, Jack Daniels, café e Caviar Blanc” e ainda um “Bolo de Laranja, amêndoa e chila”. O jantar no Mèm Restaurante, no Alto Do Relógio, Goldra, em Loulé (Tel. 914 506 558) tem um custo de €35 e é devidamente harmonizado com vinhos de produção nacional.

Noélia Jerónimo é incontornável no panorama gastronómico algarvio. É particularmente conhecida pela sábia mistura entre o tradicional e a inovação, alguma polvilhada com bastante ousadia. Samuel Silva, formado no Algarve, atreveu-se a deixar no horizonte o mar e a praia para perto de Loulé mostrar que afinal a constelação de estrelas algarvia está longe de estar completa, brilhando de forma consistente e equilibrada na condução do Mèm Restaurante, arriscando-se a ser um dos casos sérios da gastronomia nacional.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!