Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Restaurante Ferrugem: 11 anos celebrados com 11 jantares especiais

  • 333

Ferrugem

Pedro Couto

Garfo de Ouro, nas últimas edições do guia Boa Cama Boa Mesa, o restaurante liderado por Renato Cunha inicia as comemorações dos seus 11 anos, com um jantar a quatro mãos

Muito já se escreveu sobre o restaurante Ferrugem. Mas, nunca será demais, destacar o trabalho que tem vindo a realizado nesta região minhota por Renato Cunha, chefe e proprietário. Na última edição do guia Boa Cama Boa Mesa, em que o restaurante voltou a conquistar um Garfo de Ouro, assinalava-se: “Quem diria que uma forma desconcertante de homenagear as raízes da gastronomia portuguesa, com especial atenção ao Minho, vingaria na pequena aldeia de Portela, no concelho de Vila Nova de Famalicão? A verdade é que a paixão pelo que se faz é sempre a melhor forma de mover obstáculos e, esse fogo sempre ardeu forte neste espaço, verdadeiro laboratório de experiências culinárias, agora, apenas nas mãos de Renato Cunha. Passaram 10 anos e o Ferrugem continua palpitante, desconcertante e inesperado. Acima tudo, continua a aliar de uma forma perfeita a força dos sabores portugueses com uma criatividade sem limites e, muitas vezes provocadora. Cada prato é devidamente enquadrado e justificado na região, na história e na reação que vai provocar a quem se sente à mesa na pequena e reconfortante sala. Muito provavelmente, vai lamentar que a refeição esteja a terminar mas, ao mesmo tempo, esse é o alento para voltar o mais rapidamente possível para mais uma noite memorável. A melhor forma de conhecer o trabalho de Renato Cunha é deixar-se por um dos três menus de degustação: Ferrugem, Recortes de Portugal e Minho.”

Neste mês de fevereiro, o restaurante Ferrugem (Rua das Pedrinhas, 32, Portela, Vila Nova de Famalicão. Tel. 252 911 700) celebra 11 anos de trabalho e Renato decidiu assinalar a data com um conjunto de 11 jantares especiais, com diversos convidados que, na cozinha, vão elevar, ainda mais, a oferta deste espaço. Explica Renato Cunha que, ao longo do ano (exceto em agosto) vão ser convidados vários “chefes amigos de diferentes registos e gerações para cozinharem a quatros, seis, ou oito mãos, trazendo ao Minho algumas das principais referências da cozinha nacional. O ambiente será informal mas de grande celebração gastronómica e o formato e o alinhamento completamente ‘às cegas’. A programação destes jantares terá uma lógica de work in progress, pelo que se espera múltiplos formatos, tendo apenas como fio condutor a excelência e a sofisticação do sabor”. Informe-se ainda que, além da cozinha, a celebração será devidamente harmonizada com vinhos “fora do mainstream, desde colheitas antigas, vinhos de produção biodinâmica e alguns vinhos inusitados”.

Os jantares vão realizar-se sempre a uma sexta-feira de cada mês para um grupo restrito de 30 pessoas. Hoje, dia 24 de fevereiro, realiza-se o primeiro destes momentos de celebração, com Renato Cunha a convidar o amigo Rui Martins, chefe do RIB – Beef & Wine, instalado no hotel Pestana Porto Ribeira, e recentemente eleito Chefe Cozinheiro do Ano 2016.

A partir das 20h30, prepare-se para entrar no mundo maravilhoso e inesperado de Renato Cunha… esta noite com 12 pratos (€100).

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!