Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Restaurante Salsa e Loureiro apresenta "duelos à mesa"

  • 333

Com um novo chefe - Álvaro Costa - o restaurante do Porto Palácio Congress Hotel & Spa, estreia também um ciclo gastronómico mensal, que se apresenta como um verdadeiro "duelo à mesa", entre os produtos da Casa do Vale e os vinhos da Casa de São Matias.

Cosmopolita, sofisticado e intimista é assim o restaurante Salsa e Loureiro, instalado no Porto Palácio Congress Hotel & Spa (Avenida da Boavista, 1269. Tel. 226 086 600), que pelas mãos do chefe Álvaro Costa, tem agora uma nova vida. A inaugurá-la está o primeiro jantar que compõe um ciclo gastronómico com uma periodicidade mensal, que se estende por todos os espaços do Porto Palácio, onde a inovação e criatividade do chefe prometem surpresas à mesa.

A iniciativa junta hoje, 23 de fevereiro, uma dupla que protagoniza o menu da noite: Casa do Vale e Casa de São Matias. Com uma vocação para jantares privados, festas e outros eventos, o restaurante Salsa e Loureiro dá assim início ao primeiro de muitos duelos, que alia marcas de vinho e de gastronomia, e onde o vencedor será sempre o paladar.

O primeiro de muitos “Duelos Improváveis”
Para abrir o apetite, o menu começa com um aperitivo, Casa de São Matias Dão Branco 2015, seguido pela Saudação do Chef com Presunto, azevia, fios de ovos e Compota de frutos vermelhos Casa do Vale com Porto servido com Casa de São Matias Dão Branco 2016. Como entrada será servido um Creme de shitakes frescos Casa do Vale e Crocante de alheira, farófia de pó de salicórnia Casa do Vale.

O peixe vai ser representado pelo Dorso de bacalhau em caldo de grão e enchidos, vinagrete de shitake Casa do Vale harmonizado com Casa de São Matias Dão Tinto 2015. Nas carnes a proposta vai para o Wellington de porco ibérico, cebola caramelizada com tamarilho Casa do Vale esmagada de batata e castanha com molho bordalês acompanhado por Casa de São Matias Dão reserva Tinto 2014.

Para terminar este primeiro duelo, Financier de castanha e queijo da serra, mel de laranja Casa do Vale é a última jogada do chefe Álvaro Costa, "casado" com Casa de São Matias Dão Reserva Branco 2015.

A experiência gastronómica custa €40 por pessoa, com tudo incluído (reservas obrigatórias pelo tel. 226 086 646 ou geral@portopalaciohotel.pt).

O Chefe
Álvaro Costa é apaixonado por vinhos, enoturismo, viagens e música e com um percurso que inclui cozinhas internacionais com estrelas Michelin (na Córsega Hotel Cala-Cossa; Paris Restaurant Le Grand Cascade e Milão Bulgari Hotel) regressou a Portugal onde dirigiu espaços como o Sheraton Porto, Grupo Pestana, Hoteis do Bom Jesus e o Hotel NH Collection. Agora o seu novo desafio é nas várias cozinhas do Porto Palácio Congress Hotel & Spa. Aqui poderá provar as especialidades do Chefe desde o pequeno-almoço até ao jantar, sem esquecer o brunch de domingo.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!