Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

SkreiFest: Está aberta a época do bacalhau fresco da Noruega

  • 333

Ingrediente obrigatório nas mesas portuguesas, apreciado por nacionais e estrangeiros, o bacalhau tem uma versão fresca, menos conhecida, com uma época de captura limitada que se prolonga entre janeiro e abril. Skrei, é da Noruega.

Bacalhau. O rei. Mil e uma formas de o confeccionar e apreciar não nos chegam. Até abril pode descobrir mais algumas: Raro, fresco, capturado em condições difíceis na costa agreste da Noruega, este é um bacalhau diferente que se dá a conhecer em receitas tão diversas como os 50 restaurantes em Lisboa, e, pela primeira vez, também do Porto e Norte, que acolhem a 3ª edição do SkreiFest.

Conserva de bacalhau e Lombos de Skrei acompanhados de migas com sabores do Norte são apenas duas das muitas abordagens possíveis e este ingrediente, e as que o chefe António Loureiro, do restaurante A Cozinha, em Guimarães, tem disponíveis na carta durante este período.

Já o chefe Rui Martins, do restaurante RIB Beef & Wine, prepara Arroz com barriga de Skrei, algas e ‘tikka masala’.

Até abril, altura em que se dá por encerrada a época anual de pesca de bacalhau fresco na costa norueguesa, 50 restaurantes de Lisboa e Porto servem a versão fresca deste peixe tão português em confeções especialmente preparadas para este festival gastronómico. O Skrei está também disponível para aquisição em diversos locais para que possa levá-lo para casa e experimentar as suas próprias receitas com este bacalhau fresco.

Antiqvvm, Dourum, Casa Aleixo, Palco, The Blini ou O Gaveto são alguns locais do Porto e Norte que aderem a esta festa do Skrei.

Em Lisboa há pratos de bacalhau fresco em espaços como o Bastardo, o Locco, a Peixaria da Esquina ou a Taberna da Rua das Flores.

A lista completa de restaurantes aderentes, os locais onde pode comprar este ingrediente raro e algumas receitas podem ser encontradas no site Skrei da Noruega.

Mas afinal, o que distingue o Skrei do 'simples' bacalhau?

Uma paixão norueguesa
O Skrei é um bacalhau fresco de excelência, capturado durante a desova, num acontecimento conhecido como o "Milagre do Skrei". Entre fevereiro a abril, o Skrei migra contra as fortes correntes das águas frias e cristalinas do Mar de Barents, percorrendo milhares de quilómetros até chegar às zonas costeiras da Noruega, principalmente à zona das Ilhas Lofoten onde é capturado em quantidades limitadas e muito controladas. É esta migração que o torna mais musculado e mais carnudo que o bacalhau convencional, o que resulta numa textura mais firme e rica.
A tradição da captura deste peixe começou com os Vikings no séc. X e mantém-se, passando de geração em geração.

Saiba mais sobre o SkreiFest na página de Facebook do Skrei.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!