Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

O Porto à mesa de 10 restaurantes tradicionais

  • 333

A Cozinha do Manel

Rui Duarte Silva

Guardiães da boa mesa regional, estes restaurantes são instituições no que à cozinha diz respeito. Clássicos de sempre, que sabem exibir o melhor da cozinha tradicional e autêntica, assumindo-se assim como parte da identidade do Melhor Destino Europeu para 2017: o Porto!

O Boa Cama Boa Mesa faz o roteiro de dez locais obrigatórios para descobrir o melhor da cozinha típica da cidade do Porto (e mais alguns para petiscar) que fazem jus à fama de que a Norte se come bem. Bom apetite!

Casa Aleixo
Nesta casa, que no Porto, é sinónimo de “bom restaurante”, são incontornáveis os Bolinhos de bacalhau, para começar, seguidos de Filetes de pescada ou Filetes de polvo com arroz do mesmo. Como alternativa, no restaurante Casa Aleixo tem também a sempre apetecível Vitela assada. Oriundos da “farmácia, os vinhos prometem ser boa companhia para uma refeição tradicional que se degusta demoradamente na “sala de operações”. Para sobremesa delicie-se com uma “Mista”, que oferece Rabanada e Aletria na mesma dose.
Rua da Estação, 216. Tel. 225 370 462

Casa Nanda
A herança da “Mumuda”, um dos restaurantes mais emblemáticos do Porto nos idos 60 e 70, é hoje conservada na Casa Nanda. Dois ex-funcionários da mítica casa continuam hoje a percorrer as receitas tradicionais, dos Filetes de polvo com arroz do mesmo aos Rojões, sem esquecer o sempre concorrido Bacalhau. As inevitáveis Tripas à Moda do Porto servem-se ao sábado e o Cozido à Portuguesa, ganha destaque à quarta-feira. A oferta tradicional prolonga-se nas sobremesas, com presença garantida das deliciosas Aletria e Rabanadas.
Rua da Alegria, 394. Tel. 225 370 575

Adega de São Nicolau
É, em plena Ribeira, que se encontra este reduto da cozinha regional. A Adega de São Nicolau é espaço que consegue converter, numa minúscula cozinha, ingredientes diversos numa extensa lista de pratos típicos. A sala estreita, a lembrar uma barrica de vinho, ou a esplanada instalada em socalcos, são os locais onde se saboreia uma comida do mais tradicional que há, muitas vezes servida em panelas de ferro. Propostas como o Bacalhau à Lagareiro, a Vitela Arouquesa no tacho, o Arroz de línguas de bacalhau, o Sável e Lampreia, por estes dias, a Lebre em feijocas ou o Capão recheado com alheira, são sempre servidas com simpatia.
Rua de São Nicolau, 1. Tel. 222 008 232

A Cozinha do Manel
Mal se entra nesta casa típica saltam à vista objetos antigos que despertam a curiosidade e fotografias de visitas ilustres ao longo dos anos. Mas é o que chega à mesa que merece verdadeiro protagonismo: Bacalhau à Gomes de Sá, Filetes de pescada, Filetes de polvo com arroz do mesmo, Cozido à Portuguesa e Rojões, entre outros sabores regionais. A carta de vinhos do restaurante A Cozinha do Manel é extensa e pode escolher a partir das referências à vista num armário, onde se expõem as diversas regiões vínicas do país. Rabanadas, Toucinho-do-céu e Bolinhos de abóbora são doces tentações para finalizar a refeição.
Rua do Heroísmo, 215. Tel. 919 787 598

Casa Inês
Numa rua estreita de Campanhã, a prata da Casa Inês é a tradicional gastronomia portuense e regional. A cidade dá tema a este restaurante, na decoração, com fotografias antigas e recentes, a preto e branco, e também colorido à carta de comidas. Incontornáveis, os Filetes de pescada e de polvo com arroz do mesmo convivem com outras tentações típicas, como os Bolinhos de bacalhau com feijão-frade, para começar, o Cozido à Portuguesa, ao domingo ao almoço, as Tripas à Moda do Porto, garantidas à terça-feira e ao sábado, e o Bacalhau à Gomes de Sá, à quinta-feira. Porque a chefe Inês Dinis é a alma do restaurante, a cozinha, aberta, está em constante diálogo com a sala de refeições.
Rua de Miraflor, 20. Tel. 225 106 988

O Buraco
Situado no coração da cidade, perto do Mercado do Bolhão, O Buraco propõe pratos regionais da cozinha portuguesa, todos de confeção caseira. O espaço é simples e a clientela abundante, fiel à casa e às especialidades que se apresentam no menu. Nas carnes, recomenda-se o Arroz de pato, as Tripas à Moda do Porto ou a Vitela assada no forno. Já nos peixes, conte sempre com Lulas à Bordalesa, Pataniscas com arroz de feijão e peixe fresco. Termine com uma Rabanada da casa. Vá com tempo para esperar pela sua vez, principalmente à hora de almoço.
Rua do Bolhão, 95 A. Tel. 222 006 717

Manuel Alves
É o detalhe que torna o restaurante Manuel Alves, que conta mais de 40 anos, uma referência no Porto, quando se fala de cozinha tradicional. Tripas à moda do Porto, Cozido à Portuguesa, à quarta-feira e ao domingo, e Bacalhau no forno são sempre excelentes opções. Apesar de espaçoso, com três salas diferentes, uma delas para fumadores, aqui todos se tratam pelo nome. Para fechar é obrigatório pedir uma sobremesa que já nem precisa de estar na lista: “Dragãozinho”.
Avenida Fernão de Magalhães, 780. Tel. 225 371 627

Líder
Situada na zona das Antas, esta casa conta já com um quarto de século de existência e conquistou muitos clientes com a cozinha tradicional portuguesa. O restaurante Líder é consensualmente apontado como um dos melhores espaços para apreciar as famosas Tripas à Moda do Porto. O ambiente é seleto e o restaurante frequentado por muitas personalidades do meio político, económico e cultural da cidade.
Alameda Eça de Queirós, 120-130. Tel. 225 027 002

Cervejaria Galiza
A Cervejaria Galiza é famosa pelas francesinhas, pelo marisco sempre fresco e pelo horário alargado que permite satisfazer apetites até às 2h00, com snacks, petiscos e uma variedade de pratos entre os quais os já míticos como o Bife à Galiza, o Bacalhau à Galiza e o Arroz de Marisco. Além de duas espaçosas salas, o espaço conta ainda com um extenso balcão. É uma das cervejarias mais conhecidas na Invicta e razões não faltam para tamanha notoriedade.
Rua do Campo Alegre, 55. Tel. 226 084 442

Abadia
Santuário gastronómico da cidade, nesta Abadia convida-se ao pecado da gula numa extensa carta que percorre boa parte do receituário tradicional da região. Abençoadas por uma decoração clássica, quatro salas amplas acolhem locais e turistas à procura dos sabores intensos da cozinha do norte com vincada sazonalidade. Em época própria não faltam os pratos de caça e de entre mais de 60 propostas, destacam-se o Cabrito no forno, as Tripas à Abadia e diversas confeções de bacalhau, com destaque para o À Gomes de Sá, já que este é um dos locais que reclama a origem do prato.
Rua do Ateneu Comercial do Porto, 22-24. Tel. 222 008 757

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!