Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Endògenos: Ouriço-do-mar é estrela em jantar especial na Ericeira

  • 333

O restaurante Sul, na Ericeira, recebe esta noite a 14.ª edição do projeto Endógeno, que visa a promoção e valorização dos produtos endógenos portugueses e suas origens.

"Vamos Ouriçar?” é uma expressão dos naturais da Ericeira, os Jagozes, e simboliza ações ou iniciativas diversas com Ouriços que acontecem na Ericeira, a vila onde o mar é mais azul e que outrora se chamou Ouriceira, por abundância deste singular endógeno e recurso natural. É desta forma que se apresenta a 14.ª edição do projeto Endògenos, que tem como grande objetivo promover e valorizar os produtos endógenos portugueses e suas origens. Nuno Nobre, mentor desta iniciativa, recorda que o projeto foi “lançado em finais de 2013, por minha teimosia, para trazer novamente para a nossa mesa várias iguarias ímpares lusas, desconhecidas por muitos, nostálgicas para outros e valorizadas por tão poucos”.

É neste contexto que 2017 promete ser um ano de consolidação e expansão para a iniciativa. E, nada melhor do que começar, ainda em janeiro, com um jantar especial (€35, com vinhos) em que o ouriço-do-mar é a grande estrela. O palco é o restaurante Sul, na Ericeira, e o menu fica a cargo do chefe-executivo da casa, Paulo Rodrigues, que conta com o apoio do chefe António Alexandre, outro dos mentores deste projeto.

Assim, esta noite, os participantes no jantar Endògenos, no restaurante Sul, vão poder provar Ovas de ouriço-do-mar, com caviar de limão, seguido de Robalo laminado com vinagrete de ouriços-do-mar, ambos os pratos harmonizados com Espumante Joaquim Arnaud. O menu segue com Mergulho no mar, com aveludado de ouriços-do-mar, percebe e mexilhão servido com Quinta dos Plátanos, Ponto Cego, branco; e com Creme de ouriços-do-mar gratinado com santola, acompanhado por um Sauvignon Blanc da Quinta da Esperança; e com Risotto de ouriço-do-mar, harmonizado com rosé, também, da Quinta da Esperança. Para terminar, o chefe do restaurante Sul, Paulo Rodrigues vai preparar um Crème brûlée, com malagueta e cristais de ouriço-do-mar, que será casado com Moscatel Joaquim Arnaud.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!